Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 21 de Outubro de 2024 às 15:16

Universo Pecuária prepara abertura da 2ª edição em Lavras do Sul

Primeira edição do Universo Pecuária aconteceu em 2022, trazendo nova abordagem sobre sustentabilidade na pecuária

Primeira edição do Universo Pecuária aconteceu em 2022, trazendo nova abordagem sobre sustentabilidade na pecuária

NESTOR TIPA JR/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
Claudio Medaglia
Claudio Medaglia Repórter
Auto-denominado como principal feira de agro e sustentabilidade em solo gaúcho, o Universo Pecuária abre, no próximo dia 29, os portões do Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, em Lavras do Sul, para sua segunda edição. O evento deste ano traz programação planejada para integrar campo e cidade, em um leque de eventos que vão do agronegócio à cultura, até o dia 3 de novembro.
Auto-denominado como principal feira de agro e sustentabilidade em solo gaúcho, o Universo Pecuária abre, no próximo dia 29, os portões do Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, em Lavras do Sul, para sua segunda edição. O evento deste ano traz programação planejada para integrar campo e cidade, em um leque de eventos que vão do agronegócio à cultura, até o dia 3 de novembro.
A mostra, originalmente programada para ocorrer em maio deste ano, acabou adiada por conta das chuvas extremas que atingiram o Rio Grande do Sul. E será realizada simultaneamente à 80ª Expolavras e à Ovinofest, dois dos mais tradicionais eventos de Lavras do Sul.
Concebido para se tornar um palco de discussões em busca de soluções para a produção sustentável do Rio Grande do Sul e do Brasil, o Universo Pecuária tem em seu DNA o fomento a práticas de manejo responsáveis e inovadoras voltadas a reduzir os impactos ambientais, promover o bem-estar animal e preservar a biodiversidade e os ecossistemas.
"O fio condutor principal do evento é a questão da pecuária sustentável. Mostrar como diferentes modelos podem, sim, fazer a pecuária sustentável. Inclusive, por isso, nossa atividade de abertura é o Fórum de Pecuária Sustentável e Mudanças Climáticas, em que o palestrante principal é o agrônomo Roberto Giolo, da Embrapa Gado de Corte, e que vem falar sobre a pecuária e o planeta", conta Marcela Santana, diretora técnica do evento e gestora de Projetos na SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios, responsável pelo projeto e pela execução do Universo Pecuária.
Giolo atua no grupo de pesquisa em sistemas de produção sustentáveis e cadeias produtivas. O fórum ocorre na terça-feira, a partir das 10h, na Arena do Conhecimento.
À tarde, o destaque será o painel Pecuária & Carbono, no Fórum de Pecuária Sustentável e Mudanças Climáticas. Os painelistas serão a secretária estadual de Meio Ambiente, Marjorie Kaufmann, que abordará o tema Neutralidade Climática; o diretor técnico para Ruminantes da Silvafeed Brasil, Marcelo Manella, que tratará Nutrição Animal e Mitigação de GEEs; e o extensionista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) Cassiano Eduardo Pinto, sobre Emissões, Remoções e Balanço de Carbono. Ainda, o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Domingos Velho Lopes, abordando com Proposta de PSA para Agricultura de Baixo Carbono; e a presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, Antônia Scalzilli, que tratará do tema As demandas do produtor rural.
A parte técnica do evento segue ao longo da semana, com atrações como o Seminário O Pampa e o Gado, na quarta-feira (30). O evento terá entre os palestrantes o biólogo Eduardo Vélez, do MapBiomas, tratando da Redução dos campos nativos no Bioma Pampa nas últimas quatro décadas.
"Então, vamos tratar da produção sustentável à neutralidade climática, que mostra a importância da pecuária nesse objetivo, de cada vez mais estar combatendo, ou pelo menos diminuindo, as questões de mudança climática", acrescenta Marcela.
Segundo ela, cada vez mais, a resiliência dos sistemas produtivos é importante. Para o produtor e para a economia como um todo. "E nós sabemos o quanto a pecuária tem essa característica de enfrentar momentos desafiadores e se manter. Por isso, mais do que nunca é importante que a agricultura e a pecuária caminhem juntas. Isso é o melhor para o produtor, é o melhor para a economia e é o melhor para o meio ambiente. Então, certamente essa pauta é o que nós vamos chamar muito a atenção", pontua a diretora técnica do evento.
Mas o Universo Pecuária terá também gastronomia, com concurso de carnes e ênfase à percepção dos sabores como ferramenta para despertar e fortalecer o interesse do público. E, ainda, shows musicais, provas e remates de equinos da raça crioula.
"A Via Gastronômica e Cultural, com várias atrações, também permitirá muito networking entre os participantes. O Universo Pecuária é uma ótima oportunidade da networking para as empresas que participam. Além de muito conteúdo também", completa Marcela.
Serviço
O que: 2º Universo Pecuário
Quando: de 29 de outubro a 3 de novembro, das 8h às 22h.
Local: Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, Sindicato Rural de Lavras do Sul (RS)
Entrada: Franca

Notícias relacionadas