A Expoagro Afubra 2024, encerrada nesta sexta-feira (22), em Rio Pardo, movimentou R$ 310 milhões em negócios e deixou satisfeitos os organizadores. Embora 10,7% menor que o faturamento da edição anterior, o resultado foi considerado bom, uma vez que a mostra teve os portões fechados ao longo de toda a quinta-feira para recuperação das estruturas afetadas pelo temporal que atingiu o Estado naquela madrugada, diminuindo em um dia o funcionamento da feira.
De acordo com o coordenador-geral da Expoagro, Marco Antônio Dornelles, a feira se mantém e cresce. “O que foi programado para os três dias em que pudemos receber o público, foi desenvolvido”, disse.
Por conta do susto e dos prejuízos com a chuva e os fortes ventos, o vice-presidente da Afubra, Romeu Schneider, disse que será avaliada a construção de mais estruturas físicas permanentes no parque, visto que as construções edificadas não sofreram qualquer avaria.
Por conta do susto e dos prejuízos com a chuva e os fortes ventos, o vice-presidente da Afubra, Romeu Schneider, disse que será avaliada a construção de mais estruturas físicas permanentes no parque, visto que as construções edificadas não sofreram qualquer avaria.
O impacto se deu também no público. Nos três dias de atividades, 154,5 mil pessoas visitaram o parque de exposições, volume 17% menor que em 2023. E a comercialização no Pavilhão da Agricultura Familiar negociou R$ 1,5 milhão, representando queda de 11,43% no resultado.
Leia mais: Plantadeira compacta é destaque na Expoagro antes de entrar no mercado
A performance, mesmo inferior, foi comemorada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). A entidade aponta que na comparação entre os três dias da feira em 2024 com os mesmos três dias da edição de 2023, houve aumento de 26,13% nas vendas.
Apesar do período mais curto para comercialização e da diminuição do número de expositores – foram 216 neste ano, contra 231 na edição anterior –, a Fetag considerou positivo o fato de a organização da Expoagro ter optado por oferecer estandes maiores e mais confortáveis aos expositores. O redimensionamento permitiu a facilitação do fluxo de público no pavilhão.
De acordo com a 1ª secretária da Fetag-RS, Camila Rode, a Expoagro Afubra é o resultado de parcerias que caminham juntas, pensando no futuro. “Foi lindo ver a dedicação das famílias que estavam comercializando no pavilhão. Infelizmente, devido ao temporal, tivemos um dia a menos de feira, mas mesmo assim a Fetag-RS comemora o sucesso do Pavilhão da Agricultura Familiar e da Expoagro Afubra”.
Nesta edição, a feira teve uma programação preparada para proporcionar sugestões de inovação, tecnologias e produção sustentável para a propriedade rural. Com mais de 500 expositores, o evento proporcionou oportunidades de aprendizados e negócios. No próximo ano, a Expoagro Afubra será realizada entre os dias 25 e 28 de março.