A cerimônia de recondução de Carlos Joel da Silva para mais um mandato à frente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) contou com a presença de autoridades nacionais e estaduais. O evento ocorreu na sede da entidade, em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (23).
Em visita à capital gaúcha para divulgar o programa Mais Alimentos, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, comunicou a retomada do convênio entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (lncra) e a entidade, rompida em 2020.
Durante o evento, ele também sinalizou tratativas com o Banco do Brasil para a implementação de R$ 500 milhões em benefício da reforma agrária no País. Além disso, afirmou que a pasta pleiteia ajustes no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Mais Alimentos), "para facilitar o acesso aos agricultores que têm dificuldade em apresentar as garantias exigidas pelo crédito".
Ao oficializar a posse de Silva, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Aristides Veras dos Santos, ressaltou a importância de um alinhamento entre os representantes estaduais com o governo federal.
"Neste momento, esta nova diretoria assume compromissos não só so com a agricultura familiar e com o Estatuto que rege a organização, mas com todos os princípios do movimento sindical. Além dos princípios importantes estratégicos para a sociedade: democracia, soberania, inclusão social, combate à fome e a miséria e muitas outras questões nacionais", destacou.
Na oportunidade, o vice-governador do RS, Gabriel Souza, lembrou as ações do Estado em prol dos ruralistas nos últimos anos. "Nós investimos R$ 275 milhões no apoio a esse produtor que passa por uma série de desafios durante seu perecurso, para que possa produzir alimentos de boa qualidade, gerar renda e manter as pessoas que desejam ficar no campo. Este fomento é extremamemte importante para gerar cada vez mais renda nas propriedades, agregando valor ao produto primário de alta qualidade produzido aqui", pontuou Souza.
Para Silva, os desafios no comando da entidade já fazem parte de sua "missão iniciada em 1994, no sindicato de Cachoeira do Sul". O presidente da Fetag-RS aproveitou para agradecer pelo apoio do governo federal e pela parceria que está sendo construída com os membros da diretoria. A diretoria empossada para o quadriênio 2024-2028 é composta por 26 membros, sendo diretoria efetiva, conselho fiscal e suplentes, que representam as 23 regionais sindicais.
O processo eleitoral foi realizado ao longo de 2023 e culminou na eleição realizada em janeiro último. Mais uma vez, houve chapa única formada a partir da indicação de nomes das Regionais Sindicais.