Comitiva gaúcha visita ExpoRural, maior feira de agronegócio argentino

Missão ao país vizinho terá presença do governador em encontro com presidente da Alberto Fernández

Por JC

Mostra ocorre desde 1875 no bairro de Palermo, em Buenos Aires
Pedro Carrizo, especial para o JC
Liderada pelo governador do Estado, Eduardo Leite, uma comitiva gaúcha formada por secretários, deputados estaduais e empresários embarca para a Argentina nesta quarta-feira (26). Durante a agenda, Leite irá se encontrar com o presidente do país vizinho, Alberto Fernández, e também estará presente na maior feira do agronegócio argentino, a ExpoRural 2023, também conhecida como Feira de Palermo, que ocorre até domingo.

O objetivo da visita é estreitar ainda mais as relações comerciais, tanto no segmento rural como em outras áreas estratégicas. Atualmente, o Rio Grande do Sul é o principal parceiro comercial da Argentina em território nacional.

Em 2022, o Estado importou US$ 2,75 bilhões do país vizinho e exportou US$ 1,25 bilhões - alta de 29% em comparação à 2021, ano em que o RS superou o Estado de São Paulo como maior destino de entrada e saída de mercadorias argentinas.

“A Argentina é uma parceira comercial fundamental para o Rio Grande do Sul. É muito importante que possamos estreitar essa relação, principalmente no que diz respeito ao agronegócio, a projetos na nossa faixa de fronteira, como o gasoduto de Vaca Muerta, e ao turismo. Em breve, teremos a Expointer e queremos contar com uma presença ainda maior dos nossos vizinhos aqui no Rio Grande para que possamos fazer negócios”, destaca Leite.

De acordo com secretário adjunto da pasta estadual de Agricultura, Márcio Madalena, que integra a comitiva, Expointer e ExpoRural não são concorrentes e têm alguns pontos de complementaridade que podem ser melhor trabalhados.

"O gesto do governador, de convidar os argentinos à feira de Esteio, tem um componente importante de inserção mais forte do Rio Grande do Sul no mercado sul-americano e internacional", acredita Madalena.

O convite oficial acontecerá no encontro entre Leite e Nicolás Pino, presidente da Sociedade Rural da Argentina, responsável pela organização da ExpoRural. Atualmente, Pino também preside a Federação de Associações Rurais do Mercosul (FARM).

“Esperamos que, a partir do encontro, ocorra uma parceria entre as duas exposições. Nosso objetivo é seguir incentivando o estreitamento dessa relação institucional e de negócios”, enfatiza Jorge Perren, cônsul da Argentina em Porto Alegre.

La Rural, como é conhecida a Exposición Rural Argentina, é a mostra agropecuária mais antiga, e uma das mais tradicionais, da América do Sul - chega à 135ª edição neste ano. A primeira ocorreu em 1875.

A exposição contempla toda cadeia de produção agropecuária: animais, tratamento genético, maquinário agrícola, insumos e, principalmente, tecnologias de ponta. Assim como acontece em Esteio, a ExpoRural também é aberta ao público, a partir da venda de ingressos.

Segundo Gedeão Pereira, presidente da Farsul, federação agropecuária que integra a FARM, o destaque da ExpoRural vai para as raças bovinas de Angus e Hereford. "Considerando essas duas genéticas animais, e todas inovações tecnológicas apresentadas durante a feira, acredito ser uma das exposições mais importantes para o segmento rural da região”, ressalta Pereira, que viaja para Argentina na quinta-feira (27). Foi ele, inclusive, que intermediou o encontro que acontecerá entre Leite e Pino.

A próxima feira agro do circuito Mercosul, que contempla exposições no Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai, será a Expointer 2023, que acontece no Parque Assis Brasil, em Esteio, entre 26 de agosto e 3 de setembro.

Encontro com IINCA

A comitiva gaúcha também planeja, durante a viagem, um encontro com representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IINCA), a fim de trabalhar pontos em comum da produção pecuária entre Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Isso porque, o RS é o único estado do Brasil que compartilha do mesmo bioma que seus vizinhos sulamericanos, o Pampa, diz o secretário adjunto de Agricultura, Márcio Madalena.
“O Estado possui uma pecuária sustentável por natureza, em simbiose com a conservação de biomas, assim como Uruguai e Argentina. Além disso, a carne gaúcha é de alta qualidade, similar a de nossos vizinhos. Acreditamos que podemos explorar isso de maneira conjunta, sob o ponto de vista internacional”, enfatiza o representante da pasta.

Segundo Madalena, outros pontos em comum entre o Estado e as duas nações também deverão ser abordados na reunião com o IINCA. Entre eles, formas de combater em conjunto a escassez hídrica que assolam o campo estarão em pauta.

BOX Roteiro da missão gaúcha (sujeito a alterações)


Quinta-feira (27/7)
8h45: Encontro com o Embaixador Julio Glinternick Bitelli
9h30: Seminário Rio Grande del Sur: El futuro nos Une
13h: Almoço com Embaixador Julio Glinternick Bitelli
15h: Encontro com Chanceler Santiago Cafieiro
16h: Reunião com Aerolíneas Argentinas
18h: Reunião na Invest Argentina
Aguardando confirmação de horário: Encontro com Ministro da Economia Sérgio Massa
Sexta-feira (28/7)
9h30: Reunião com Mercado Livre
11h: Reunião no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secretárias Simone e Lisiane)
12h30: Audiência com o presidente Alberto Fernández
14h: Agenda em elaboração
16h30: Reunião na Unión Industrial Argentina (a confirmar)
18h: Coquetel na Embaixada do Brasil
Sábado (29/7)
11h: Cerimônia de Abertura Oficial da ExpoRural 2023
12h: Visita à feira
20h: Coquetel com autoridades estrangeiras
Domingo (30/7)
10h: Reunião com Presidente da Sociedad Rural Argentina, Nicolás Pino
11h: Visita à feira
Fonte: Governo do Estado

135º Exposición de Ganadería, Agricultura e Industria Internacional (Expo Rural 23)

Onde: La Rural, Predio Ferial de Buenos Aires, localizado em Palermo
Quando: até 30 de julho
Horário: Das 9h às 20h