Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Agro

Vitivinicultura

- Publicada em 10 de Abril de 2023 às 17:15

Fórum discutirá demandas da vitivinicultura na Campanha gaúcha

Campanha gaúcha  é a segunda maior região produtora de uvas e vinhos finos do Brasil

Campanha gaúcha é a segunda maior região produtora de uvas e vinhos finos do Brasil


MARCOS GABBARDO/UNIPAMPA/DIVULGAÇÃO/JC
O auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Dom Pedrito, recebe, no dia 27 de abril, o 1º Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha. O evento irá discutir as demandas da cadeia produtiva da uva e do vinho, que gera centenas de empregos e renda, mas também enfrenta desafios.
O auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Dom Pedrito, recebe, no dia 27 de abril, o 1º Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha. O evento irá discutir as demandas da cadeia produtiva da uva e do vinho, que gera centenas de empregos e renda, mas também enfrenta desafios.
Entre os gargalos estão a necessidade de expansão de mercado e o aumento das áreas produtivas na região, diz o professor-adjunto no curso de Bacharelado em Enologia, Marcos Gabbardo. “A produção de vinho e o comércio está globalizado. Então, a busca por vinhos mais amigáveis ao meio ambiente, com o teste de cultivares resistentes que está sendo feio na universidade, pode ser um caminho”, observa.
Segundo ele, também precisam ser superados desafios tecnológicos da produção vitícola. “Uma iniciativa importante é a busca por novos nichos de mercado, com produtos diferenciados, como vinhos nobres produzidos aqui na região. Igualmente, é necessário trabalhar pela valorização dos grandes vinhos com Indicação de Procedência (IP) da Campanha, como o Tannat, o Cabernet Sauvignon e o Chardonnay, bem como identificar o mercado dos novos consumidores de vinho”, acrescenta Gabbardo, que também é coordenador das avaliações sensoriais da IP vinhos da Campanha.
Destacada pela produção de uvas e vinhos finos, a região Campanha, situada no oeste do Rio Grande do Sul, na fronteira brasileira com o Uruguai e a Argentina, conseguiu, em 2020, o selo de indicação geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, que atesta que o local é reconhecido pela qualidade de seus vinhos. Atualmente, 19 produtores integram a Associação Vinhos da Campanha.
O encontro, restrito a representantes de vinícolas de todo o Estado, tem, ainda, o objetivo de divulgar a produção intelectual e potencial de inovação científica do curso de bacharelado em Enologia da instituição junto aos agentes públicos, lideranças e stakeholders das empresas da região, que é a segunda maior produtora de uvas e vinhos finos do Brasil. O curso, único do País nessa modalidade em nível superior, foi criado em 2011 e, desde então, já recebeu mais de uma centena de alunos graduados e atuando no mercado.
“Temos profissionais renomados como professores, e isso faz com que os nossos alunos saiam como enólogos de excelência”, afirma a diretora do Campus Dom Pedrito, Nádia Fátima dos Santos Bucco.
O 1º Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha contará com palestras e visitas aos vinhedos experimentais da Unipampa. Entre os palestrantes estão o secretário de Agricultura, Giovani Feltes, o editor da parte de vinhos da revista Prazeres da Mesa, Marcel Miwa, o Prof. Dr. Cesar Valmor Rombaldi, professor titular e orientador em Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas e Giovâni Silveira Peres, engenheiro agrônomo e sócio gerente nas empresas Batalha Vinhas e Vinhos e Batalha Consultoria e Planejamento. O evento é uma promoção da Unipampa Campus Dom Pedrito e tem o apoio do BRDE, Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Sebrae-RS e da prefeitura de Dom Pedrito.


Programação
- 10h – Palestra “Tendências e oportunidades no mercado de vinhos do Brasil”, com o editor da parte de vinhos da revista Prazeres da Mesa, Marcel Miwa
- 11h30min – Palestra “Os vinhos da Campanha: avanços científicos, técnicos e profissionais”, com o Prof. Dr. Cesar Valmor Rombaldi, professor titular e orientador em Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas
- 12h15min – Palestra “A IP Campanha e a importância da Unipampa, com Giovâni Silveira Peres, engenheiro agrônomo e sócio gerente nas empresas Batalha Vinhas e Vinhos e Batalha Consultoria e Planejamento
- 13h – Visita às instalações do Curso de Enologia da Unipampa e à obra do Complexo Enológico
- 14h – Almoço harmonizado com carnes do Pampa e vinhos experimentais da Unipampa. Típico assado em fogo de chão, com cozimento lento e em local aberto. Seleção dos melhores vinhos elaborados na Unipampa e harmonizados pelos estudantes e professores
- 16h30min – Palestra “Apoio do governo estadual à cadeia vitivinícola, e o exemplo de sucesso do Fundovitis para a implantação do vinhedo Experimental da Unipampa”, com o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes
- 17h30min – Visita ao vinhedo experimental da Unipampa, na Estância do Pampa
- 18h – Encerramento com sunset nas vinhas: happy hour no vinhedo experimental e prova de vinhos espumantes elaborados pelos alunos do curso de bacharelado em Enologia.