Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Acervo pessoal do ex-deputado Ibsen Pinheiro será leiloado
Fotografias de Ibsen com personalidades da política, objetos pessoais e obras de arte estão á venda
JOYCE ROCHA/JC
Patrícia Comunello
Que tal ter algum objeto que pertenceu a um dos nomes da política gaúcha que foi protagonista de momentos emblemáticos na cena nacional nas décadas recentes? Isso será possível com o leilão do acervo do ex-deputado Ibsen Pinheiro (MDB), que faleceu em janeiro desde ano, aos 84 anos.
Quer continuar lendo este e outros conteúdos sérios e de credibilidade?
Assine o JC Digital com desconto!
Personalize sua capa com os assuntos de seu interesse
Acesso ilimitado aos conteúdos do site
Acesso ao Aplicativo e versão para folhear on-line
Conteúdos exclusivos e especializados em economia e negócios
Que tal ter algum objeto que pertenceu a um dos nomes da política gaúcha que foi protagonista de momentos emblemáticos na cena nacional nas décadas recentes? Isso será possível com o leilão do acervo do ex-deputado Ibsen Pinheiro (MDB), que faleceu em janeiro desde ano, aos 84 anos.
O filho de Ibsen, o jornalista Márcio Pinheiro, decidiu dividir com admiradores do pai ou mesmo instituições que atuam na área de memória e patrimônio objetos, móveis, fotos e outros inúmeros artigos que marcam a trajetória do ex-parlamentar do MDB, constituinte em 1988 e que presidiu a Câmara dos Deputados no processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, e da sua esposa, mãe de Pinheiro, a jornalista Laila, que morreu em 2013.
Cenas registradas em fotos mostram Ibsen com personalidades da política nacional. Fotos: Joyce Rocha/JC
Pinheiro diz que a ideia "nasceu da necessidade". "Minha mãe morreu há sete anos e meu pai no começo do ano, em janeiro, e tive de administrar o apartamento onde ele morava", comenta. Aí surgiu a pergunta inevitável: qual seria o destino de objetos, fotografias e mobiliário que fizeram parte da vida de Ibsen e Laila. "Fiquei com fotografias e objetos que são memórias muito pessoais dos dois e têm valor histórico", conta o filho.
Depois de repassar alguns materiais a familiares e amigos do pai, pelo valor afetivo, Pinheiro buscou um especialista em avaliar acervos pessoais e organizar a venda. O jornalista lembra bem da resposta, logo no primeiro encontro, que ouviu de Julio Lovato, dono da VendedeTudo. "Eu vendo histórias."
No caso de Ibsen, que foi jornalista, promotor público, parlamentar em diversos legislativos, dirigente partidário e do futebol, devido à sua paixão pelo Internacional, não falta o que contar ou guardar.
O leilão virtual, cujas ofertas já podem ser acessadas em www.danielchaiebleiloeiro.com.br, será nos dias 8 e 9 deste mês. Como as peças já estão no site do pregão, muitas pessoas já estão dando lances, conta Lovato, que cuidou também do leilão dos objetos e mobiliário do Hotel Everest, fechado em setembro.
Leilão reúne objetos, relíquias, peças da história da atuação política do ex-deputado do MDB
O trabalho começou em maio, com a separação dos materiais. Alguns acabaram formando conjuntos, que ganham mais sentido quando juntos, lembra Lovato.
"Há muitos itens ligados a São Borja que podem interessar ao município, desde medalhas, comendas a documentos sobre a relação do meu pai com a cidade", exemplifica o filho, lembrando que o ex-deputado nasceu no município da Fronteira Oeste.
Ibsen recebeu muitas homenagens e condecorações, muitas delas ligadas a São Borja, sua terra natal
No acervo, há canetas, premiações, gravatas, caixas - o ex-deputado colecionava este tipo de item -, livros, fotografias de encontros com personagens da política brasileira como Ulysses Guimarães, Leonel Brizola, Fernando Henrique Cardoso, Miguel Arraes, Mario Covas e Paulo Brossard.
Também há encontros com personalidades internacionais como o príncipe Philip, marido da rainha da Inglaterra, Elizabeth, e o ex-ex-chanceler da Alemanha, Helmut Kohl.
"Há fotografias em diversos momentos com personalidades. Algumas delas fiquei para mim e outras poderão ser adquiridas."
Laila, mulher do ex-deputado, colecionava bolsinhas de voos da Varig, que podem atrair interessados
Sobre a mãe, Pinheiro destaca a coleção de objetos de viagem dela. "Minha mãe colecionava bolsinhas de bordo da Varig e até cardápios de rotas internacionais. Tem muita gente que adora este tipo de recordação", comenta.
O leilão tem ainda louças, como cristais, e mobiliário. Há uma coleção de smoking de grifes conhecidas e gravatas, além das poltronas onde o ex-deputado costumava se sentar na companhia de dirigentes do Inter para assistir aos jogos do Colorado.
Duas obras de arte poderão despertar interesse pelo valor: a Vista de Ouro Preto, de Inimá de Paula, artista italiano radicado em Minas Gerais, e uma paisagem pintada por Jenner Augusto, artista brasileiro.
Pinturas de artistas renomados e peças de decoração e louças estão entre itens do acervo à venda
O imóvel onde Ibsen residia com a mulher e depois sozinho, uma cobertura na rua Eça de Queiroz, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, está à venda, informa Pinheiro.
"Para minha casa, levei apenas um sofá do qual gosto muito, o piano da minha mãe e uma cristaleira, que virou o memorial da família, por reunir várias objetos", revela o filho. Ou seja, há muita coisa para quem quiser aproveitar.
O ex-deputado e a mulher Laila atuaram como jornalistas; a máquina de escrever é parte dessa história