Os candidatos à prefeitura de Porto Alegre Manuela d'Ávila (PCdoB) e Sebastião Melo se manifestaram em seus perfis no Twitter repudiando a
violência contra o homem negro que acabou morrendo após ser espancada por um segurança e um policial militar que não estava em serviço em um supermercado de Porto Alegre.
João Alberto Silveira Freitas tinha 40 anos e não resistiu à agressão e morreu no local na noite dessa quinta-feira (19). Manuela e Melo souberam do caso na saída do debate na TV Band.
"As imagens dizem muito", disse a candidata do PCdoB.
"O racismo que estrutura as relações de nossa sociedade precisa ser enfrentado de frente. As mulheres e homens brancos precisam assumir a sua responsabilidade na luta antirracista. Quantos Betos? Qual pessoa branca você viu ser vítima dessa violência??", provoca Manuela.
Melo afirmou, após saber da morte de um homem negro por seguranças do Carrefour da Zona Norte de Porto Alegre.
"Um absurdo! As cenas são chocantes. Justamente no dia Nacional de luta contra o racismo. Medidas rigorosas devem ser tomadas imediatamente!", reagiu Melo.
No começo da manhã, a campanha do emedebista postou uma imagem indicando que combater "ideias, atos e manifestações racistas é construir uma sociedade baseada no respeito" e cita o Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira.
O vice de Manuela, Miguel Rossetto, advertiu, em post no Twitter, que "a brutalidade que levou à morte de um homem negro, no Carrefour, na véspera do #DiadaConscienciaNegra em Porto Alegre demonstra a urgência de nós homens e mulheres brancos nos mobilizarmos na luta antirracista. Não existe democracia, liberdade, nem desenvolvimento c/ racismo!"