Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Quem são os 36 vereadores eleitos para a Câmara de Porto Alegre
Dos 36 eleitos em 2016, apenas 16 se reelegeram; houve uma renovação de 55,5% na casa
LEONARDO CONTURSI/CMPA/JC
Guilherme Kolling
Na primeira eleição com as novas regras para a disputa ao Legislativo, sem a permissão de coligações, houve uma pulverização ainda maior da Câmara Municipal de Porto Alegre. Agora são 18 partidos com representação no Legislativo da Capital – em 2016 eram 16 siglas.
Quer continuar lendo este e outros conteúdos sérios e de credibilidade?
Assine o JC Digital com desconto!
Personalize sua capa com os assuntos de seu interesse
Acesso ilimitado aos conteúdos do site
Acesso ao Aplicativo e versão para folhear on-line
Conteúdos exclusivos e especializados em economia e negócios
Na primeira eleição com as novas regras para a disputa ao Legislativo, sem a permissão de coligações, houve uma pulverização ainda maior da Câmara Municipal de Porto Alegre. Agora são 18 partidos com representação no Legislativo da Capital – em 2016 eram 16 siglas.
Mas o dado mais marcante é a renovação de 55,5% dos vereadores. Dos 36 eleitos em 2016, apenas 16 se reelegeram – é verdade que nem todos participaram da disputa, vários já ocupam outros cargos.
Três siglas terão as maiores bancadas: o PSOL, que ampliou sua participação de três para quatro vereadores, além do PT, que manteve a bancada com quatro integrantes (embora apenas Aldacir Oliboni tenha sido reeleito), e o PSDB, com uma expressiva nominata de quatro vereadores – em 2016, a legenda havia eleito apenas um integrante da Câmara.
Cincos vereadores se destacaram com votações mais expressivas, três deles do PSOL. Karen Santos, que assumiu o mandato em 2018 na vaga de Fernanda Melchionna (PSOL), foi a mais votada (15,7 mil sufrágios) neste ano, seguida pelo correligionário Pedro Ruas (14.478 votos) e o reeleito Felipe Camozzato, do Partido Novo, que recebeu 14.279 votos.
Também reeleita, mas pelo seu novo partido, a Comandante Nádia (DEM) fez 11.172 votos. E o outro integrante do PSOL na lista dos mais votados é o novato Matheus Gomes, que fez 9.869 votos. Os outros 31 vereadores eleitos não chegaram à marca dos 6 mil votos.
O PTB, de José Fortunati, e o MDB, de Sebastião Melo, elegeram três vereadores cada, seguidos por bancadas que elegeram dois integrantes da próxima legislatura. Uma delas é o PCdoB, de Manuela d’Ávila. As outras são PP e PDT, que perderam uma cadeira, Republicanos – que manteve a bancada – e Partido Novo, que dobrou sua representação com Mariana Pimentel.