O candidato do Republicanos à prefeitura de Porto Alegre, João Derly, votou às 9h30min, acompanhado da esposa, Gabriela Pisoni, e de seu vice, na chapa, o delegado Fernando Soares, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta da Cunha Silva, no bairro Alto Petrópolis. Derly disse que está confiante no trabalho que foi realizado durante a campanha, que ele destacou como atípica por causa da pandemia e manifestou grande confiança e vitória nas urnas.
Derly agradeceu o carinho recebido das pessoas nos bairros e nas ruas da Capital. Ele disse que a participação desta eleição trouxe para um grande aprendizado. “A melhor coisa que existe em Porto Alegre é o seu povo, o seu carinho, as suas ideias e as suas propostas para melhorar a Capital”, destacou. E acrescentou: “Eu saio muito mais maduro do que entrei nesta eleição. Espero que, no abrir das urnas, eu possa ter o carinho da população! ”, destacou.
Ainda, de acordo com João Derly, o seu vice, o delegado Fernando, também trouxe um grande aprendizado. “Aprendemos muito um com o outro”. Derly disse que tem muita confiança nas urnas. “As urnas não mentem! A gente tem sempre que confiar nas pessoas. Nós fizemos o nosso melhor; propomos algo para a cidade e não mentimos; não trouxemos soluções fácies, mas soluções viáveis!”.
Em relação ao caso de não ter êxito no primeiro turno das eleições, João Derly disse, que a sua vida sempre foi de “luta a luta”. “Quando (eu era) atleta e que pensava em uma luta adiante, (eu) acabava perdendo uma competição, que foi a primeira experiência em mundial em 2001 e depois eu retornei com dois títulos mundiais, consecutivamente, o que foi um aprendizado. A minha luta é esperar e esperar a eleição”. “Eu vou ver se a população aderiu à (minha) campanha para ter uma (então uma) noção do que a gente pode fazer, ou se a gente estará no segundo turno”, acrescentou.
Entre as bandeiras defendidas por João Derly para Porto Alegre, está uma metodologia para baixar o preço da passagem de ônibus da Capital. Ele destacou também o desenvolvimento de uma escola para o empreendedorismo para atender principalmente as pessoas que vivem nos bairros da periferia de Porto Alegre. “Muitas vezes, as pessoas não sabem como empreender, por não saber como utilizar microcrédito e que não consegue fazer um estudo de mercado para saber qual é a vocação local”, explicou.
Ele também defende uma política mais efetiva para segurança de Porto Alegre, com mais guardas municipais, cercamento eletrônico, utilização de dados e integração desses dados com a Polícia Civil e Brigada Militar para ter ações mais efetivas de segurança. Derly acrescentou que a ação de segurança deve ser parecida com o RS Seguro do governo do Estado e implementar dentro de Porto Alegre.
O delegado Fernando, que acompanhou o momento de votação de João Derly, na seção 515, na 112ª Zona Eleitoral, disse que o balanço das eleições é muito produtivo, uma vez que, segundo ele, foi possível discutir os problemas da cidade em conversa com a população. Segundo ele, foi uma longa caminhada, um trabalho exausto, mas compensador e também acredita que todos saem vitoriosos, também pelo aprendizado. “Saímos de cabeça erguida”.
Antes de ser candidato a prefeito, Derly foi vereador de Porto Alegre, deputado federal e secretário estadual do Esporte e Lazer, no governo Eduardo Leite (PSDB).