Com o oxigênio da receita do IPVA no fechamento do ano, o governo gaúcho informou que conseguiu quitar a folha de salário de novembro do funcionalismo nesta segunda-feira (30). O pagamento estava sendo projetado para ser concluído no dia 3 de janeiro, virando o ano com duas folhas em aberto e ainda o 13º de 2019. São 49 meses de atrasos com parcelamento de salários do Executivo.
Em nota, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) atribuiu parte da condição para concluir os depósitos ao fluxo do tributo pago por quem tem veículos. Até esta segunda, os contribuintes podem pagar com os maiores descontos.
"Os esforços para ampliação de receitas extraordinárias e melhoria na arrecadação garantiram a quitação da folha de novembro do Poder Executivo nesta segunda-feira", disse a Sefaz, em nota. Outro gás na receita estadual foi o ingresso de recursos da cesta básica, após vitória do Estado em ação judicial sobre o ICMS.
Já os salários de dezembro, que deveriam ser pagos ainda neste no, começam a ser pagos em 10 de janeiro. Os depósitos atingem quem recebe até R$ 2,7 mil, 57% dos vínculos. Quem recebe até R$ 5,5 mil líquidos terá o pagamento no dia 13. A quitação total da folha de dezembro está prevista para 14 de janeiro.
O 13º entrou no regime de parcelamento com pagamento no fim de cada mês. Os servidores do Executivo podem retirar empréstimos no Banrisul, com juros que serão cobertos pelo governo mês a mês.