{{channel}}
Só quatro titulares seguem na gestão Marchezan
Em 12 secretarias houve troca no comando, sendo que sete pastas do primeiro escalão estão no terceiro nome indicado
Atualizada às 21h47min
No terceiro ano à frente da prefeitura de Porto Alegre, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) já nomeou 35 pessoas para as 16 secretarias municipais da sua administração. De todos os nomeados, apenas quatro permanecem desde o início do governo: o titular da Fazenda, Leonardo Busatto; o da Cultura, Luciano Alabarse; o da Educação, Adriano Naves de Brito; e o de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário (PSDB).
Nas demais 12 pastas, houve troca de secretário pelo menos uma vez. Sete secretarias tiveram três titulares cada uma, desde 2017: a de Desenvolvimento Econômico; de Desenvolvimento Social e Esporte; de Infraestrutura e Mobilidade Urbana; de Planejamento e Gestão; de Relações Institucionais; de Segurança; e da Transparência e Controladoria.
Notícias sobre política de Porto Alegre são importantes para você?
Por exemplo, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana - cujo atual secretário é o advogado Marcelo Gazen - teve três dirigentes. No início da gestão Marchezan, a pasta ficou sob comando do PTB. O primeiro titular foi o então vereador Elizandro Sabino (PTB), que, em abril de 2018, voltou para a Câmara Municipal para concorrer a deputado estadual. Quem assumiu o seu posto no Executivo municipal foi o suplente de vereador Luciano Marcantônio (PTB). Entretanto, Marcantônio permaneceu um ano e dois meses no cargo. Foi aí que Gazen passou de secretário-adjunto a titular da pasta.
As outras cinco estruturas do primeiro escalão tiveram dois dirigentes: as secretarias do Meio Ambiente e Sustentabilidade; a de Parcerias Estratégicas; a de Saúde; a de Comunicação; e a Procuradoria-Geral do Município (PGM).
Os secretários
Quem está na prefeitura desde o início da atual gestão:
Secretaria da Cultura - Luciano Alabarse
Diretor de teatro, Luciano Alabarse foi o idealizador do festival Porto Alegre em Cena.
Secretaria de Educação - Adriano Naves de Brito
É professor da Unisinos e doutor em Filosofia.
Secretaria da Fazenda - Leonardo Busatto
O economista Leonardo Maranhão Busatto deixou o cargo de subsecretário do Tesouro do Estado, no governo José Ivo Sartori (MDB, 2015-2018), para assumir a Fazenda da Capital.
Secretaria de Serviços Urbanos - Ramiro Rosário (PSDB)
Um dos fundadores do Movimento Brasil Libre (MBL) no Rio Grande do Sul, Ramiro Rosário é formado em Direito pela Pucrs.
Outros componentes do primeiro escalão:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Eduardo Cidade
Assumiu a pasta no dia 15 de novembro de 2018
O administrador Eduardo Cidade, que foi gerente de relações institucionais da Rede Walmart por mais de dez anos, entrou no lugar do secretário interino Leandro de Lemos. Lemos, que era secretário-adjunto da pasta, dirigia os trabalhos desde que o vereador Ricardo Gomes (PP) renunciou ao cargo e voltou ao Legislativo municipal, em agosto de 2017.
Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte - Comandante Nádia (MDB)
Assumiu em 7 de janeiro de 2019
A vereadora e tenente-coronel da Brigada Militar, Comandante Nádia (MDB), substituiu Denise Russo, em janeiro de 2019. Denise comandava a pasta interinamente desde que a ex-secretária Maria de Fátima Záchia Paludo pediu demissão, em outubro de 2017.
Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana - Marcelo Gazen
Assumiu em 7 junho de 2019
Advogado especialista em licitações e contratos públicos, Marcelo Gazen passou de adjunto a titular da pasta quando Luciano Marcantônio (PTB) deixou o cargo para voltar à vereança, em junho de 2019. Marcantônio, por sua vez, havia substituído Elizandro Sabino (PTB) em abril de 2018. Sabino deixou o cargo e retornou à Câmara de Vereadores para disputar a eleição de deputado estadual naquele ano.
Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade - Germano Bremm
Assumiu em 7 de junho de 2019
Depois de quase cinco meses sem titular, em maio de 2017, Maurício Fernandes foi nomeado para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams). No início de junho, o prefeito anunciou a substituição de Fernandes por Bremm, que é advogado e assessor técnico da Procuradoria-Geral do Município (PGM).
Secretaria de Parcerias Estratégicas - Thiago Barros Ribeiro
Assumiu o cargo em abril de 2019
Mestre em Políticas Públicas, o economista Thiago Barros Ribeiro assumiu a pasta em abril de 2019, quando o então titular, Bruno Vanuzzi, deixou o cargo para participar do governo do Estado.
Secretaria de Planejamento e Gestão - Juliana Castro
Comanda a pasta desde 1 de novembro de 2018
Em abril de 2018, o economista Paulo de Tarso Pinheiro Machado substituiu José Alfredo Parode, que estava à frente da pasta desde o início da gestão. Desde 1 de novembro de 2018, a pasta está sob o controle de Juliana Castro. Ela é advogada e foi coordenadora-geral do gabinete do prefeito Nelson Marchezan.
Procuradoria-Geral do Município - Eunice Nequete
Permanece no cargo desde 22 de junho de 2017
Eunice assumiu a PGM em junho de 2017, no lugar de Bruno Miragem, que deixou o cargo por motivos pessoais. Procuradora de carreira do Estado do Rio Grande do Sul, ela foi a primeira mulher a comandar a Procuradoria-Geral do Estado.
Secretaria de Relações Institucionais - Christian Lemos (PSDB)
Foi nomeado para o cargo em 3 de julho de 2019
Ex-chefe de gabinete do prefeito Nelson Marchezan Júnior, Christian Lemos substituiu o vice-prefeito Gustavo Paim (PP), que acumulava a função desde maio de 2017. Nesse ano, Paim assumiu a pasta quando Kevin Krieger (PP) deixou o cargo.
Secretaria de Saúde - Pablo Stürmer
Assumiu a pasta em 1 de janeiro de 2019
Adjunto da Saúde, o médico Pablo Stürmer, assumiu a pasta em 1 de janeiro de 2019, quando Erno Harzheim deixou o cargo para trabalhar no governo federal.
Secretaria de Segurança - Rafão Oliveira (PTB)
Assumiu em 7 de junho de 2019
Inspetor de Polícia e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Rafael Bernardo de Oliveira substituiu a delegada Cláudia Rocha em junho deste ano. Cláudia dirigia a pasta interinamente desde agosto de 2018, quando o titular, delegado Kleber Senisse, pediu demissão do cargo.
Secretaria de Transparência e Controladoria - Luciane Marques Rache
Responde pela pasta desde 10 de julho de 2019
Advogada e secretária-adjunta da pasta, Luciane assumiu como interina em julho desde ano, no lugar de Leonardo Busatto, que acumulava a pasta da Fazenda e, interinamente, a da Transparência. Busatto passou a cuidar da Transparência em fevereiro de 2018, quando o titular da secretaria Sandro Bergue pediu demissão. Bergue foi indicado para o cargo quando o governo Marchezan já estava no nono mês.
Gabinete de Comunicação Social - Orestes de Andrade Júnior
Assumiu em julho de 2018
O ex-presidente da Fundação Piratini Orestes de Andrade Júnior assumiu a pasta, vinculada ao gabinete do prefeito, em substituição à jornalista Tânia Moreira, que havia deixado o cargo em setembro de 2017.