A partir da próxima terça-feira (7), a população idosa de Canoas terá novamente uma estrutura exclusiva para receber atendimentos de urgência e emergência. A nova UPA do Idoso será inaugurada, disponibilizando médicos, serviços e uma estrutura acolhedora para cuidar da saúde das pessoas com 60 anos ou mais. O atendimento será de segunda a sábado, das 7h às 19h, por ordem de chegada e de acordo com a escala de risco.
A equipe multidisciplinar será composta por 14 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A estrutura dispõe de cinco consultórios, sala de acolhimento/triagem, sala de medicação, sala de curativos/procedimentos, sala de observação e sala vermelha, para atendimento de emergência, que está equipada para realizar eletrocardiograma e coleta de exames laboratoriais.
A unidade será voltada para o atendimento de pacientes com sintomas como dores no peito, falta de ar, dores de cabeça de início súbito e de forte intensidade, crise hipertensiva, desmaios, fraturas, entre outros sintomas, que podem antecipar casos graves. A UPA está localizada na Rua José de Alencar, s/nº, em frente à Praça Cônego Lotário Steffens, no Bairro Rio Branco, no mesmo prédio onde funciona a farmácia distrital sudoeste.
A UPA do Idoso foi inaugurada em junho de 2012. Na época, o espaço contava com quatro consultórios, sala de estabilização, salas de sutura, de acolhimento, de emergência, de medicação e de inalação. A média mensal de consultas era de 2 mil atendimentos, realizados através de um acolhimento especial e por uma equipe multidisciplinar qualificada.
A Clínica de Saúde do Idoso, localizada na Avenida Guilherme Schell, 6.184 , Centro de Canoas, continuará aberta com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na unidade, são realizados serviços de promoção de saúde de pessoas com 60 anos ou mais, prevenção de doenças e assistência nos casos de hipertensão, diabetes, bronquite, diarreia, dores de cabeça de fraca a moderada intensidade e desconfortos urinários
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.