O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, gravou um vídeo, publicado no site do governo do Estado, para afirmar que o trecho duplicado da ERS-118, na Região Metropolitana de Porto Alegre, não terá praças de pedágio. De acordo com o titular da pasta, a instalação de cobranças ao longo da rodovia "não condiz com os planos do governo do Estado para a rodovia".
Costella esclarece que não é intenção do Estado implantar pedágio nos 21,5 quilômetros entre Sapucaia do Sul e Gravataí, que tiveram as obras de duplicação entregues em dezembro de 2020. No entanto, o secretário fala no vídeo que existem estudos iniciais para que o trecho da ERS-118 entre a freeway, em Gravataí, e Viamão também seja duplicado a partir da parceria com a iniciativa privada.
"Reafirmo a todos que o trecho já duplicado da ERS-118, entre Sapucaia do Sul e Gravataí, não terá pedágio. Isso é assegurado pelo governador Eduardo Leite e por mim. Afirmo que, antes de definirmos qualquer possibilidade nesse sentido, todos serão ouvidos: opinião pública, prefeitos, vereadores e lideranças", enfatizou, em trecho do vídeo. "O tema será amplamente debatido em audiências públicas."
O secretário encerra o vídeo projetando para os próximos dias o início das obras de duas passarelas para pedestres - de um total de seis - previstas para o trecho já duplicado. Além das travessias restantes, outras ações nos planos do governo envolvem a iluminação da ERS-118 e uma interseção no entroncamento com a ERS-030, em Gravataí.