Quem transitou pelo trevo do cemitério de Bagé observou a movimentação da obra da Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE). Foi executada toda implantação de 700 metros de rede externa, interligando até a Estação de Tratamento de Esgoto Central (ETE). Agora, inicia o trabalho de colocação de tubulação na parte interna da Estação.
A previsão de entrega é daqui a cinco meses. Estima-se que 40% do empreendimento já foi executado. A EBE tem a finalidade de conduzir os efluentes de uma cota mais baixa para uma mais elevada, ou seja, até a Estação de Tratamento de Esgoto, que já está finalizada. Também faz parte desta obra, uma rede de interceptores que coleta o esgoto em diversas áreas da cidade. Esta etapa também foi concluída.
"Depois de finalizada a obra, teremos índices superiores à grande parte das cidades brasileiras, 80% de esgoto coletado e quase 50% de tratado. É um salto na qualidade de vida das pessoas e um benefício ao meio ambiente, já que os efluentes domésticos não serão mais despejados nos arroios", explica Eduardo Mendes, diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb). O investimento total na obra é de R$ 4.183.145,93, recursos do governo federal com contrapartida do município.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.