A Agrodanieli, empresa do segmento de agronegócio de Tapejara e que atua em todos os elos do setor avícola no Rio Grande do Sul, buscou na tecnologia uma forma de otimizar as atividades e reduzir custos. As melhorias operacionais, que resultaram na redução de custos de até R$ 100 mil por dia, foram fruto de uma série de transformações da área de Tecnologia da Informação (TI), incluindo a adoção de novos sistemas que trouxeram soluções seguras.
Todo o projeto permitiu reduzir em 10 vezes a indisponibilidade da fábrica de rações, que era o principal objetivo do cliente. Um dos problemas foi a questão de paralisações, que chegaram a ter 30 horas consecutivas. A empresa de Tapejara atua na produção de alimentos e suas atividades passam por toda a cadeia, desde o recebimento de grãos, como soja e milho, à industrialização com uma fábrica onde se produz o farelo de soja.
Grande parte desse produto é destinado para sua própria ração, para alimentar os animais de sua integração. Conta também com um incubatório, com capacidade para suprir toda a sua cadeia, além da fábrica de rações, culminando assim no seu produto core que são cortes de frango congelados e resfriados. O investimento em soluções, feito através da empresa IBM, uma das gigantes da área no mundo, foi viabilizado por meio de um projeto em parceria com a LB2, consultoria de serviços de TI de Londrina-PR.
"Conseguimos reduzir o tempo de carregamento dos caminhões de 18 para 15 minutos. Os três minutos a menos significam carregar quase dois caminhões a mais no período de pouco mais de uma hora", disse Rodrigo Menon, gerente de TI da Agrodanieli. O executivo ainda destaca a sinergia da área de TI com o setor de agropecuária da empresa. "A ação pontual da TI em parceria com a área de agropecuária foi fundamental para superar o que foi inicialmente planejado. Em pouco tempo e com investimento assertivo garantimos resultados e alta performance", finaliza.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.