Uma das maiores pesquisas do País para detectar a disseminação da doença Covid-19 começará a ser feita em Lajeado neste sábado. O estudo, chamado "Pesquisa de Contaminação por Covid-19 na População de Lajeado", foi aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e tem como objetivo estimar a prevalência da Covid-19 na população.
Para conduzir a pesquisa, a prefeitura contratou a Univates, que recrutou estudantes das áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina para atuarem em parceria com pesquisadores e com agentes de saúde. Em duplas ou trios, o grupo fará a abordagem dos moradores sorteados para a pesquisa e, se houver concordância, fará a coleta para o teste rápido e a pessoa responderá a um questionário. Importante salientar que os participantes serão sorteados, então não há como se inscrever ou se oferecer para fazer o teste.
Em cada abordagem nos endereços sorteados, uma pessoa será convidada a participar. Aceitando, deverá responder ao questionário informando dados gerais, de saúde, comportamento, comorbidades, sintomas e outros, e também terá uma gota de sangue coletada para a verificação da presença de anticorpos e terá medidas do abdômen verificadas. Se o caso for positivo, os demais moradores da residência também serão testados. Os dados dos participantes permanecerão em sigilo.
A pesquisa será realizada em três etapas, com intervalos de 14 dias entre cada uma. Esse período é o intervalo de tempo adequado para detectar a expansão do vírus, cujo ciclo médio entre contaminação e cura é de 14 dias. Na etapa que começa neste fim de semana, 1,5 mil pessoas serão testadas por meio de teste rápido para verificar se já tiveram contato com o vírus, o que será indicado no resultado por meio da detecção dos anticorpos. A quantidade de participantes a serem testados na segunda e na terceira etapa será definida após os resultados da primeira etapa para chegar aos 3,6 mil projetados.
O estudo baseou-se no
modelo que está sendo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em nove municípios gaúchos e, agora, também nacionalmente, com aperfeiçoamentos locais e ajustes quantitativos, já que haverá um percentual maior de testagens em Lajeado. Com uma população estimada em 84 mil pessoas, o volume de testes realizado em Lajeado resultará em uma pesquisa com margem de erro de 1% e índice de confiança de 95%.
Os testes rápidos que serão utilizados foram repassados pela secretaria estadual da Saúde. As coletas devem ser encerradas até quarta-feira. "É muito importante que as pessoas sorteadas participem e façam o teste quando forem convidadas", disse o prefeito, Marcelo Caumo.