Uruguaiana é um dos municípios gaúchos que ampliaram o número de exames de Covid-19. De acordo com o relatório da prefeitura, 2.388 análises foram realizados - somados os testes rápidos próprios, os encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e aqueles referentes às pesquisas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A cidade registrou 40 casos e nenhum óbito.
Nesta semana, Uruguaiana ganhou mais um reforço para testagem do novo coronavírus. O Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus Uruguaiana, deu início à realização de diagnósticos para infecção por SAR-CoV-2. Neste primeiro momento, serão realizados 140 testes. Uma nova remessa de exames já foi solicitada.
Para o prefeito Ronnie Mello, os exames norteiam as ações da prefeitura e amparam a secretaria de Saúde no sistema de prevenção ao coronavírus. "Massificar a testagem para diagnóstico da Covid-19 é a única maneira para 'achatar' a curva de disseminação do vírus no país. Somente dessa forma é possível identificar os infectados e isolá-los para evitar a transmissão. Esse é o método mais eficiente, e está sendo aplicado em Uruguaiana", disse o líder do Executivo.
O número de casos em Uruguaiana, que até então era de 38, subiu para 40 nesta quarta-feira. Os dois últimos foram diagnosticados através da última etapa da pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas. Segundo a secretaria de Saúde de Uruguaiana, também foi confirmada a alteração no número de pacientes infectados e considerados curados. Até ontem, o município possui 16 pacientes com essas características.