O Centro de Especialidades do Hospital Santa Cruz (HSC) passou a utilizar este ano a aromaterapia em seus ambientes de atendimento. A prática, que já vinha sendo aplicada também no bloco cirúrgico e no centro obstétrico da Instituição, é reconhecida pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, instituída pelo Ministério da Saúde, e trata-se de uma técnica natural que utiliza óleos extraídos de plantas, estimulando o bem-estar dos indivíduos e exercendo efeito positivo sobre a mente, o corpo e o espírito.
A prática será aplicada na sala de espera e na recepção da clínica. Os óleos utilizados são específicos para diminuir os níveis de estresse, medo e ansiedade, que são comumente apresentados pelos pacientes em consultas médicas. A iniciativa visa acomodar os pacientes e clientes de forma mais acolhedora. "É um método terapêutico, a partir da utilização de óleos essenciais, que são formas concentradas, representantes da energia das plantas", explica a enfermeira Naiele Costa. "Estes óleos atuam sobre nossa mente, nossa alma e nosso corpo promovendo saúde e bem-estar àquelas pessoas que dela se beneficiam", acrescenta.
O uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é estimulado pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS). A aromaterapia, prática complementar, é uma alternativa para tratar diversos agravos à saúde, uma vez que o crescimento mundial de pesquisas científicas indica a efetividade do uso dos óleos essenciais, demonstrando perspectivas positivas para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.
O Centro de Especialidades do HSC conta com 19 especialidades médicas, além dos serviços de fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia. O local tem a proposta de oferecer à população consultas e exames a preços acessíveis.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.