No fim de 2018, a administração municipal comemorou um importante avanço na área da saúde: a implantação do Sistema Integrado Municipal de Saúde (Simus), que estava sendo implantado desde julho do ano passado. Com o prontuário eletrônico, a secretaria municipal de Saúde tem, agora, um controle do número de consultas, procedimentos clínicos, transportes de pacientes e receituários que são realizados durante o mês. Além disso, médicos e enfermeiros têm acesso aos prontuários clínicos e exames solicitados e realizados, qualificando ainda mais o atendimento ao paciente.
Conforme a prefeita Corinha Molling, esse processo representa um grande avanço para o município. "A administração municipal busca constantemente melhorar e modernizar os serviços oferecidos. Esse sistema de informatização reduzirá também tempo e custos, pois o médico saberá com quais profissionais o paciente consultou e a quais exames e tratamentos ele foi submetido. Isso resulta em agilidade e economia aos cofres do município, pois, com o histórico em mãos, o paciente não precisará fazer exames repetidamente", destaca. No atendimento ao paciente, a avaliação clínica é feita diretamente no sistema, assim como a solicitação de exames, emissão de receituários, estoque disponível da farmácia municipal em tempo real, podendo o médico buscar a melhor opção de tratamento. Tudo é registrado em tempo real no prontuário do paciente.
Para a implantação do sistema, foram necessárias adequações elétricas e lógicas das Unidades de Saúde, aquisição de computadores, impressoras, webcams e instalação do Simus. Esse investimento na área da saúde municipal tem o valor de mais de R$ 400 mil. Com o Simus, é possível ter um controle fiel, por exemplo, do número de atendimentos realizados diariamente. Até o momento, são realizados cerca de 1,5 mil atendimentos (dentro do sistema digital) por dia.
O Simus compõe desde os prestadores e laboratórios e a gestão de transporte de pacientes até os encaminhamentos para especialidades dentro e fora do município. A administração municipal, por meio da secretaria de Saúde, gerencia tudo em tempo real, e cada profissional tem acesso específico aos itens que lhe são necessários, isso quer dizer que informações sigilosas como prontuários clínicos são de acesso restrito apenas a profissionais habilitados. O Simus possui integração total com os demais sistemas do Ministério da Saúde, assim os profissionais de saúde em uma única tela do sistema fazem tudo, podendo concentrar o tempo no que mais importa: o diagnóstico e atenção ao paciente. O sistema também avisa ao paciente via SMS o dia de exames e transportes agendados.
Corinha lembra que uma das prioridades da administração é melhorar ainda mais a qualidade da saúde pública no município. "Esse fato já vem ocorrendo mês a mês desde o início da informatização", diz. Todo esse processo de informatização tem o trabalho do Departamento de TI (Tecnologia da Informação) da prefeitura, que participa ativamente de todos os passos necessários para viabilizar a informatização.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.