{{channel}}
Ao Parlamento espanhol, presidente da Ucrânia compara guerra com bombardeio de Guernica
Zelensky fez referência aos bombardeios aéreos empenhados pela Alemanha nazista em apoio às forças nacionalistas apoiadoras do ditador Francisco Franco, durante a Guerra Civil Espanhola
Em discurso ao Parlamento da Espanha nesta terça-feira (5), o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, evocou o bombardeio de Guernica para sensibilizar os legisladores espanhóis na guerra da Ucrânia. "Imagine que pessoas agora, na Europa, passam semanas em porões para sobreviver", disse. "É abril de 2022, e a realidade na Ucrânia é a mesma de abril de 1937, quando o mundo todo aprendeu o nome de uma de suas cidades: Guernica", afirmou.
Zelensky fez referência aos bombardeios aéreos empenhados pela Alemanha nazista em apoio às forças nacionalistas apoiadoras do ditador Francisco Franco, durante a Guerra Civil Espanhola. O ataque deixou 1.600 mortos e centenas de feridos. A tragédia foi imortalizada no quadro do pintor espanhol Pablo Picasso.
Desde o começo da invasão russa, em 24 de fevereiro, Zelensky tem falado por videoconferência com líderes de todo o mundo, e usado o mesmo expediente de evocar tragédias desses países para aproximar os políticos do sofrimento ucraniano.