Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças apontam que os 27 países da União Europeia mais Reino Unido, Noruega, Islândia e Liechtenstein registraram 27.233 novos casos de Covid-19 na quarta-feira (9), em comparação com 26.015 nos Estados Unidos. Isso ocorre após várias semanas de infecções reemergentes na Espanha, na França e em outros países do continente.
O compilado foi feito pela Bloomberg. Embora nos Estados Unidos a propagação da pandemia tenha sido moderada nas últimas semanas, o país continua relatando mais casos novos diários que maioria dos outros países, exceto Índia e Brasil. No entanto, as comparações entre os EUA e a Europa são imperfeitas devido à diferença populacional dos países.
Os Estados Unidos registram o total de 6.343.562 casos de Covid-19 e 190.262 mortes, de acordo com dados do Centro de Controle da Doenças (CDC, na sigla em inglês).
Na quarta-feira (9), a França registrou o segundo maior número de novos casos em meses, com 8.557 novos registros diários. O Comitê científico francês diz que o nível de coronavírus é "preocupante" e que o governo "será forçado a tomar um certo número de decisões difíceis nos próximos 8-10 dias, no máximo".
"A França está agora em um nível preocupante, não muito atrás da Espanha, com uma defasagem de talvez duas semanas, e muito mais grave do que a Itália", afirmou o chefe do comitê científico, Jean-François Delfraissy.
O presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro, Jean Castex, disseram que um lockdown geral seria um
desastre econômico para a França e que o país provavelmente está olhando para medidas mais estritas e geograficamente direcionadas. Segundo o Ministério da Saúde francês, o país registra 353.944 casos de Covid-19 e 30.813 mortes.