UFRGS retoma aulas presenciais de forma integral na próxima segunda

Universidade está solicitando comprovação vacinal dos alunos até o dia 15 de junho

Por JC

Protesto de estudantes, professores e trabalhadores do Instituto de Artes da UFRGS reivindicando a necessidade de uma infraestrutura adequada às aulas dos cursos de teatro, artes visuais, música e história da arte
Na próxima segunda-feira (13), terá início o semestre 2022/1 na UFRGS, que será marcado pela retomada do ensino presencial nos cursos de graduação, dando fim à utilização das chamadas estratégias pedagógicas do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Atualmente, são cerca de 30 mil estudantes de graduação da universidade que devem retornar aos campi.
Em maio, as atividades administrativas também retornaram no modelo 100% presencial, levando em conta, conforme nota da instituição, a volta às atividades acadêmicas de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão e às atividades presenciais de natureza técnica ou administrativa, além do atual quadro da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul e o percentual de imunização da população do Estado.
A Divisão de Alimentação da Universidade também informou que todos os Restaurantes Universitários (RUs) estarão em funcionamento a partir da próxima segunda-feira.
Conforme informou a assessoria de imprensa da UFRGS, as medidas de prevenção contra a Covid-19 serão o uso de máscara em espaços fechados, higienização constante das mãos, uso individual de copos, xícaras e cuia de chimarrão. No entanto, alertam que essas orientações são constantemente atualizadas pelo Comitê Covid UFRGS e podem ser consultadas através do site da instituição.
A comunicação da UFRGS também informou que, em atendimento à liminar, está sendo solicitado comprovação vacinal até as 23h59min do dia 15 de junho, sendo que o processo de apresentação é via Portal do Aluno.
As aulas do primeiro semestre vão até o dia 20 de outubro. Já o segundo período letivo terá início no dia 17 de novembro e encerrará no dia 19 de abril de 2023, sendo que haverá um recesso escolar entre os dias 26 de dezembro até o dia 15 de janeiro.