Porto Alegre começa a testar aluguel de bicicletas elétricas

Startup irá oferecer entre cinco e dez bikes elétricas, mediante aluguel por aplicativo

Por JC

Modelo será avaliado mediante a execução de uma prova de conceito durante a operação
Foi lançado neste sábado (4), na Orla do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, o serviço de aluguel de bicicleta pelo aplicativo Volta E-bike. A prefeitura autorizou o funcionamento da startup sem estação fixa até dezembro em nove pontos da Capital.
O modelo será avaliado mediante a execução de uma prova de conceito.
"Porto Alegre quer assumir o compromisso de se tornar a cidade mais atraente do país para a realização deste tipo de teste com soluções inovadoras. Estamos aperfeiçoando uma série de instrumentos para receber, agilizar e testar novas ideias que irão beneficiar o cidadão porto-alegrense", destaca o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.
Segundo o coordenador de Planejamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), João Paulo Cardoso Joaquim, esse tipo de autorização está prevista em dois decretos municipais.
“Foi possível autorizar que a startup ofereça esse serviço com base no decreto nº. 20.358/2019, que regulamenta a utilização da infraestrutura de mobilidade urbana para exploração do serviço de compartilhamento de bicicletas elétricas sem estação física e também do decreto 19.701/2017, que institui os procedimentos para apresentação, análise e teste de soluções inovadoras para o município, explica.
Sobre o serviço: A startup irá oferecer entre cinco e dez bikes elétricas, mediante aluguel por aplicativo em nove locais. O equipamento estará disponível aos sábados nos principais pontos turísticos de Porto Alegre como Orla do Guaíba, Praia do Iberê, Redenção, Parcão, Praça da Encol, Parque Germânia e Ipanema. Aos domingos, no trecho 3 da orla, próximo à pista de skate.
“Buscamos a prefeitura para ser parceira na Prova de Conceito (POC), implantando na cidade o conceito de living lab, ou seja, ao mesmo tempo que desenvolvemos o Volta E-Bike, a população terá o primeiro app de bicicletas elétricas compartilhadas e poderá contribuir no desenvolvimento da operação, que tem previsão de terminar em dezembro de 2022”, ressalta Marilin Moura Parode, sócia-fundadora da Startup.