Em ação integrada, as forças de segurança e fiscalização municipais e estaduais verificam dezenas de ferros-velhos em Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (20). A denominada Operação Pulso Forte começou em torno das 9h pela Vila dos Papeleiros, na rua Voluntários da Pátria, no Centro Histórico.
Os esforços, segundo a prefeitura, buscam frear o avanço de furtos e roubos de cabos e fios da rede elétrica e semáforos em Porto Alegre. Pelas redes sociais, o prefeito Sebastião Melo afirmou que o foco está no combate a receptadores.
Crimes relacionados a cabos e fiação elétrica têm afetado a população porto-alegrense nos últimos meses. A IPSUL, concessionária que administra a iluminação pública municipal, estima que pelo menos 1,2 mil metros de cabos foram furtados na capital entre janeiro e abril deste ano.
A operação, concentrada na região central de Porto Alegre nesta manhã, deve ter novos desdobramentos. Ainda não há informações sobre os locais e datas das próximas ações.
A prefeitura diz que os trabalhos são realizados pela Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, agentes de fiscalização e outras autoridades relacionadas à segurança.