Os vestibulandos estão na reta final de preparação para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que ocorre no sábado (12) e no domingo (13). Para ajudar nos últimos preparativos dos candidatos a uma vaga no Ensino Superior na instituição, o pré-vestibular Fleming Medicina atualizou um levantamento que aponta os conteúdos mais cobrados pela banca examinadora.
“Às vésperas do vestibular, sempre vale a pena dar uma última olhada em pontos que muito provavelmente vão ser perguntados. Embora o novo vestibular da Ufrgs tenha reduzido de 25 para 15 questões em cada matéria, a abordagem não deve mudar”, pontua o professor Dideron Macedo dos Santos.
Confira abaixo os percentuais dos cinco principais tópicos das provas objetivas de acordo com os últimos 10 vestibulares (2011-2020):
Língua Portuguesa
A prova de Língua Portuguesa da UFRGS tem na sintaxe textual um dos seus focos e requer do aluno um conhecimento integrado da organização gramatical, além de exigir conhecimentos linguísticos de teoria textual.
- Sintaxe do período e pontuação – 23%
- Interpretação de textos - 18%
- Sintaxe de concordância e de regência - 12%
- Teoria textual - 11%
- Coesão textual - 11%
Literatura
A prova de Literatura em Língua Portuguesa tem foco quase total nas leituras obrigatórias. A teoria e a história da literatura complementam a prova, com raras questões envolvendo interpretação de textos literários e intertextualidade.
- Leituras obrigatórias - 74%
- Modernismo - 9%
- Interpretação de textos e intertextualidade entre obras literárias - 7%
- Literatura contemporânea e música popular - 4%
- Literatura brasileira no século 19 e pré-modernismo - 4%
Língua estrangeira: inglês
A prova de Inglês da UFRGS foca em leitura e interpretação textual. Apesar disso, é importante destacar que o vocabulário e a gramática têm alto peso na prova. Conhecimentos sobre conectivos, tempos verbais, voz passiva e sintaxe auxiliam bastante na obtenção de altos escores.
- Interpretação de textos - 26%
- Vocabulário - 20%
- Classes de palavras - 12%
- Sintaxe - 10%
- Verbos: modos, tempos e voz passiva - 9%
Língua estrangeira: espanhol
A prova de Espanhol também prioriza leitura e interpretação textual. Vocabulário, com questões sobre heterosemánticos, e gramática têm alto peso na prova. Conhecimentos sobre conectivos, tempos verbais, classes de palavras e acentuação auxiliam na obtenção de altos escores.
- Vocabulário - 32%
- Interpretação de textos - 24%
- Coesão referencial - 10%
- Conectivos - 10%
- Classes de palavras - 8%
História
As questões se dividem, principalmente, entre História Geral e História da América e do Brasil. Temas relativos ao século 20 e atualidades do século 21, tanto em geral quanto em Brasil, também são lembrados.
- Século 20 - 14%
- Idade Antiga e Média - 12%
- Atualidades - 11%
- História da América - 10%
- Brasil Colônia - 9%
Matemática
É preciso dar atenção especial à geometria (plana e espacial: somadas, correspondem a mais de ¼ da prova) e à matemática básica, sobretudo potenciação, radiciação, juros e porcentagem.
- Geometria plana e trigonometria - 16%
- Funções - 13%
- Matemática básica - 12%
- Geometria espacial - 12%
- Análise combinatória, estatística e probabilidade - 8%
Física
O assunto mais abordado é mecânica, com quase 40% do total. O segundo assunto mais incidente é eletricidade, seguido por termologia e física moderna.
- Mecânica - 39%
- Eletricidade - 17%
- Termologia - 15%
- Física Moderna - 13%
- Ondulatória e oscilações - 8%
Biologia
Biologia celular, histologia e embriologia significam quase 30% da avaliação. Os demais com maior reincidência são zoologia e botânica, seguidos por Ecologia.
- Biologia celular, histologia e embriologia - 28%
- Zoologia e botânica - 22%
- Ecologia - 16%
- Genética - 10%
- Fisiologia animal e saúde humana - 10%
Química
A química orgânica predomina, com mais de 20% das questões. Deve-se atentar, também, para soluções, propriedades coligativas e curvas de solubilidade, estudo do átomo (atomística, tabela periódica) e ligações químicas.
- Química orgânica e bioquímica - 23%
- Átomo, tabela periódica e ligações - 16%
- Soluções, propriedades coligativas e solubilidade - 10%
- Equilíbrios - 9%
- Estequiometria e cálculos químicos - 8%
Geografia
Tem forte tendência em cobrar assuntos ligados à geografia física. Temas humanos, como indicadores sociais e econômicos, população e fluxos populacionais apresentam bastante incidência também.
- Geografia física - 24%
- População - 14%
- Indicadores socioeconômicos - 8%
- Elementos do universo - 8%
- Rio Grande do Sul - 8%