O Governo do Estado do Rio Grande do Sul noticiou na manhã deste sábado (8) a chegada de uma nova remessa da Coronavac, com 63,6 mil doses. O número ainda é bem abaixo do necessário -
mais de 432 mil doses esperadas - para concluir o esquema vacinal de idosos e profissionais da saúde que já tomaram a primeira dose.
O avião ATR-72 com a caixas térmicas contendo a Coronavac pousou no aeroporto de Porto Alegre pouco depois das 6h deste sábado (8), vindo do aeroporto de Guarulhos (SP). Representantes das 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) e de municípios próximos à Capital poderão retirar os lotes a partir das 9h na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.
Oxford/Astrazeneca
"Quando chegar próximo ao vencimento da segunda dose, distribuiremos os quantitativos aos municípios para que possam atender 100% das D2 dessas três remessas", explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
Pfizer
Ainda está prevista a chegada de um novo lote da vacina da Pfizer para segunda-feira (10). As 69.030 doses serão utilizadas, novamente, apenas em Porto Alegre. A remessa fica na Capital por questões de logística e armazenamento, uma vez que devem ser conservadas congeladas em superfreezers que alcançam a temperatura de -80ºC.
Ao chegarem, serão distribuídas aos postos de saúde para aplicação imediata de 35.837 doses. As 33.193 doses restantes deverão ser mantidas em superfreezers emprestados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e pela Pontifícia Universidade Católica (Pucrs), até a próxima distribuição.