Pouca coisa mudou no mapa preliminar do distanciamento controlado, divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (30).
Assim como na rodada anterior, a configuração prévia da 26ª semana tem somente uma região em bandeira vermelha. O alerta de alto risco para o contágio do novo coronavírus, desta vez, é na região de Santa Rosa. As demais 20 regiões do mapa ficaram na bandeira laranja, que indica risco médio.
Conforme monitoramento estadual, Santa Rosa registrou 19 hospitalizações confirmadas por Covid-19 ao longo da última semana. Nos sete dias anteriores, foram apenas cinco casos. A região ainda teve redução de 20 para 18 leitos de UTI livres de uma semana para outra.
Já Cruz Alta, classificada em vermelho na rodada anterior, conseguiu reduzir os registros de hospitalização por Covid-19 entre uma semana e outra e ligeira melhora na capacidade de atendimento para os casos que exigem tratamento intensivo. Com isso, voltou para a bandeira laranja.
No Rio Grande do Sul, de maneira geral, houve redução das novas hospitalizações (queda de 7%), mas o número de internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19 se manteve em elevação (alta de 5%). O Estado também registrou
aumento de internados em UTI na semana.
O mapa definitivo da 26ª rodada do distanciamento controlado será divulgado na segunda-feira (2), com vigência de terça-feira (3) até a próxima segunda-feira (9). Os municípios podem enviar recursos de contestação até domingo (1). Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado.
Nesta sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 2.834 novos casos da Covid-19 e mais 39 óbitos. O total de infecções pelo vírus chega a 246.227, e 5.768 gaúchos já perderam a vida pela doença desde o início da pandemia.