Quem esperava embarcar bem cedo da manhã desta segunda-feira (12) no Aeromóvel que conecta o terminal de passageiros do Aeroporto de Porto Alegre (Aeroporto Internacional Salgado Filho) e a estação Trensurb se frustrou. O veículo sobre trilho acabou atrasando em mais de três horas a retomada após sete meses sem circular devido à pandemia.
A previsão anunciada pela Trensurb
era de começar a fazer o transporte às 6h. A estatal informou que o veículo fez a primeira viagem às 9h45min. Um problema pneumático, ocasionado pelo rompimento de uma mangueira, causou o atraso.
O Jornal do Comércio foi à estação, na conexão com o aeroporto, e constatou que um pouco antes das 10h ocorreu a primeira viagem. Três pessoas chegaram da estação do trem metropolitano e uma embarcou para chegar à estação. Cartazes com a indicação da suspensão do serviço forma removidos. O intervalor de viagens era de 10 minutos.
A operação será de segunda à sexta-feira, das 6h15min às 11h15min e das 17h15min às 22h15min. Os intervalos foram acertados com a concessionária do aeroporto Fraport Brasil, com base em fluxo de voos que ainda é bem abaixo do período pré-pandemia.
O funcionário do raio-x da área de embarque do terminal Tiago Bernardes comemorou ao pisar na plataforma do Aeromóvel um pouco depois das 10h, vindo da estação do trem, que fica a menos de um quilômetro.
"Bah, ajuda muito. Tinha de caminhar da estação até aqui (aeroporto), é puxadinho, são 10 a 15 minutos a pé", descreve Bernardes, que mora em Canoas. "Hoje foi muito bom, graças a Deus", alivia-se o funcionário, que teve de fazer o percurso andando por sete meses.
A vantagem é que quem desembarca na estação não paga mais para usar o veículo sobre trilho. Também que toma o transporte no aeroporto, paga um bilhete de R$ 4,20 e pode seguir pela linha do trem até o destino, na Capital ou nas cidades da Região Metropolitana.