Somente cinco regiões foram classificadas com bandeira vermelha no mapa preliminar da 20ª semana do distanciamento controlado, divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (18) pelo governo do Estado. São 77 municípios ainda em alto risco de contágio para o coronavírus, abrangendo 35,4% da população gaúcha. O número de regiões em vermelho é o mesmo de quando foi criada a possibilidade de recurso, há três meses.
Dentre as cinco regiões, Porto Alegre é a única que permaneceu na mesma classificação. Novo Hamburgo, Guaíba, Santo Ângelo e Cruz Alta passaram do laranja para o vermelho.
As demais 17 regiões estão sob risco médio. Assim, a maior parte do Estado ficou na cor laranja. Nenhuma região aparece em risco baixo (bandeira amarela) ou altíssimo (preta) – essa última não registrada até hoje.
Segundo o Estado, houve queda de 3% em internações por Covid-19 tanto nos leitos clínicos (de 803 para 778) quanto nos de UTI (713 para 693). O número de óbitos associados ao vírus também apresentou leve queda, sendo considerado estável, entre as duas últimas quintas-feiras (de 340 para 338). Já o número de casos ativos aumentou 7% (de 10.066 para 10.793).
Os municípios têm até domingo (20) para enviarem pedidos de reconsideração ao Estado à classificação de risco. O mapa definitivo será divulgado na segunda-feira, e as regras entram em vigor na terça (22). No total, 17 regiões já adotaram protocolos de cogestão do distanciamento controlado.