Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Erechim, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Santo Ângelo e Cruz Alta são as regiões em vermelho. Outras nove regiões ficaram com a bandeira laranja, que representa risco médio, incluindo Ijuí e Santa Rosa, que recuaram do vermelho para o laranja. Veja no mapa abaixo:
A nova configuração indica que houve piora dos indicadores em comparação ao mapa em vigor ao longo desta semana, em que apenas quatro regiões estavam classificadas em vermelho. A mudança no quadro de risco se dá pelo aumento das internações de pacientes com o vírus. As regiões de Capão da Canoa, Erechim, Palmeira das Missões, Cruz, Guaíba e Lajeado foram as que apresentaram piora mais significativa nos últimos sete dias, segundo avaliação do governo do Estado.
Os municípios têm até domingo (6) para contestarem a classificação das bandeiras. O mapa definitivo do distanciamento controlado entra em vigor na próxima terça-feira (8). Até o momento, 16 regiões já aderiram à cogestão do modelo. O pedido de Erechim está em análise.
Regiões habilitadas para gestão compartilhada do distanciamento controlado:
- Capão da Canoa
- Taquara
- Novo Hamburgo
- Canoas
- Porto Alegre
- Santo Ângelo
- Cruz Alta
- Ijuí
- Santa Rosa
- Palmeira das Missões
- Passo Fundo
- Pelotas
- Caxias do Sul
- Cachoeira do Sul
- Santa Cruz do Sul
- Lajeado