Profissionais de escolas de educação infantil marcaram uma carreata para as 15h desta sexta-feira (4) em Porto Alegre. Os manifestantes pedem que o prefeito Nelson Marchezan Jr. apresente um planejamento concreto para a retomada das aulas presenciais na Capital. As escolinhas são um dos setores que
mais sentem o efeito das paralisações em razão da pandemia.
Os organizadores estima que cerca de 100 carros participem do protesto, que deve partir do Antigo Olímpico Monumental, no estacionamento em frente à Rótula do Papa. A carreata deve passar por algumas das principais ruas da capital gaúcha até chegar no destino final, na prefeitura (confira o trajeto completo abaixo).
Estão previstos buzinaços em pontos específicos do trajeto, como a avenida Érico Veríssimo, a rua Fernando Machado, a rua Duque de Caxias, a avenida Loureiro da Silva e a prefeitura.
"Precisamos que o prefeito se manifeste em relação a datas e protocolos. Não podemos planejar nossa retomada e trabalhar com nossas famílias sem o formato de reabertura. As crianças precisam de um planejamento para esta volta para uma melhor adaptação", afirma a integrante do Movimento de Escolas Privadas de Educação Infantil (Mepei-RS) Luciane Gonçalves.
Segundo Luciana, o movimento prevê uma nova manifestação de forma lúdica nos próximos dias, mas os detalhes ainda devem ser organizados neste fim de semana. "Somos da educação e não queremos tumultuar. Queremos apenas respeito com nossa atividade", afirma.
Trajeto da carreata
- Rua Cel. Gastão H. Mazeron
- Avenida Érico Veríssimo
- Rua Alcídes de Oliveira Gomes
- Avenida João Pessoa
- Avenida Salgado Filho
- Avenida Borges de Medeiros
- Rua Fernando Machado
- Rua Cipriano Ferreira
- Rua Duque de Caxias
- Rua Espírito Santo
- Rua Washington Luiz
- Rua Augusto de Carvalho
- Avenida Loureiro da Silva
- Avenida Pres. João Goulart
- Rua Siqueira Campos
- Rua General Câmara
- Rua 7 de Setembro
- Prefeitura de Porto Alegre