Mais da metade da população gaúcha segue sob alto risco de contágio do novo coronavírus, segundo mapa preliminar do distanciamento controlado divulgado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (7). Pela segunda semana seguida, são 12 regiões classificadas na bandeira vermelha. A área abrange 275 municípios e 68,5% da população do Estado.
O mapa inclui a nova região de Guaíba, que foi desmembrada de Porto Alegre. A 21ª região reúne 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce e estreou já sob classificação de alto risco epidemiológico. As demais regiões em vermelho são Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Erechim, Pelotas, Bagé e Uruguaiana. Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canoas, Taquara e Passo Fundo já estavam mantiveram a classificação da rodada anterior e permaneceram no vermelho.
Outros 126 municípios de nove regiões ficaram com a bandeira laranja, incluindo a região de Lajeado, que teve melhora nos indicadores.
Os prefeitos tem até domingo (9) para entrarem com recursos de mudança de classificação. O mapa definitivo da 14ª rodada será divulgado na segunda e passa a valer na terça-feira (11).
Segundo o governo gaúcho, houve leve aumento em diversos indicadores, com exceção da aceleração maior nas hospitalizações (17%) e no número de óbitos (10%). Mesmo com o avanço da doença, o número de leitos livres se manteve estável durante a semana.