Isolamento social em Porto Alegre atinge 50,6% no sábado

Meta estabelecida pela prefeitura é de um percentual de pelo menos 55%

Por

Entre medidas para combater a pandemia está o fechamento do comércio
O índice de isolamento social na Capital do Rio Grande do Sul foi de 50,6% no sábado. O desempenho se aproximou do objetivo traçado pela prefeitura quando estipulou a iniciativa “Desafio Porto Alegre”, a qual estabeleceu um percentual de 55% como nível considerado o mínimo necessário para frear a velocidade de disseminação do coronavírus e amenizar a demanda no sistema de saúde.
Na sexta-feira, o índice de isolamento social havia atingido 39,9%. Desde junho, o patamar de 55% só foi superado em três momentos: 7 de junho (55,5%), 28 de junho (56,6%) e 5 de julho (61,6%). Entre as medidas para mitigar os efeitos da pandemia, Porto Alegre vem adotando restrições ao funcionamento de estabelecimentos comercias, o fechamento da orla do Guaíba e de quatro parques e, também, o bloqueio do vale-transporte para trabalhadores de empresas com atividades não autorizadas.

Como funciona o índice?

A cada 24 horas, o relógio virtual da prefeitura marca o índice de isolamento social contabilizado pelo município no dia anterior. Para calcular a estimativa de movimentação de pessoas, a empresa InLoco, parceira no projeto, utiliza os sinais de celulares como referência, dividindo o mapa de Porto Alegre em centenas de pequenos núcleos com raio de 450 metros cada um. Assim, é possível verificar quantos celulares transitam de um núcleo para outro a cada dia e medir quantas pessoas circularam pelas ruas e quantas permaneceram em suas residências.
O sistema utilizado para medir o índice reúne cerca de 540 mil celulares da Capital. Os dados obtidos são anônimos e têm uso meramente estatístico, com proteção das garantias e dos direitos fundamentais de privacidade dos usuários de telefonia.