As fortes chuvas da semana passada, que causaram cheias e inundações em várias cidades do Rio Grande do Sul, já fizeram com que mais de 6 mil gaúchos deixassem suas casas. Segundo o boletim da Defesa Civil divulgado no final da manhã deste domingo (12), são 1.362 desabrigados e 5.086 desalojados em 30 municípios.
O monitoramento hidrológico realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) sobre o nível dos rios nas 24 horas entre sábado (12) e domingo (13) indica que os maiores volumes ocorreram na metade Norte do Estado, com distribuição irregular, sobretudo nas bacias do Ijuí (10 a 40mm), Alto Jacuí (10 a 40mm), Taquari-Antas (10 a 120mm), Caí (10 a 40mm), Sinos (20 a 50mm) e Gravataí (15 e 60mm).
A condição de alerta segue indicada para as bacias dos rios Ijuí, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Baixo Jacuí, Lago Guaíba e para o rio Uruguai, sobretudo no médio e baixo Uruguai. Nos Rio das Antas e no Rio Taquari, o monitoramento indica elevação significativa na estação Muçum e deve seguir subindo nas próximas horas. Os dois rios apresentaram inundações, neste fim de semana, em diferentes trechos, de acordo com a Sema.
O rio Caí também apresentou mudanças em São Sebastião do Caí e nas proximidades de Caxias do Sul. Na cidade da Serra, o rio Cai já está em declínio, porém, em São Sebastião do Caí e demais pontos, segue em elevação e deve apresentar inundações nas próximas horas.
Os níveis no Delta do Jacuí e do lago Guaíba apresentaram um breve declínio nas últimas horas e a tendência é que permaneça assim. Porém, alerta a secretaria, a situação ainda requer cautela em função das altas vazões recebidas ao longo de sua área de contribuição, a qual recebe as águas do Jacuí, Taquari, Pardo, Caí, Sinos e Gravataí - todos com vazões bem acima da normalidade em função das cheias.
A bacia do Ijuí recebeu os maiores volumes entre sábado e domingo e os principais rios nesta bacia seguem em elevação em praticamente todas as estações monitoradas. O rio Uruguai já segue com declínio em São Borja, porém ainda em elevação em Uruguaiana e Itaqui.
Segundo a MetSul Meteorologia, a próxima semana será de pausa na chuva. Porém, com a alta pressão atmosférica avançando pelo Estado, o tempo ficará seco e, portanto, muito frio. A quarta-feira (15) deve registrar o amanhecer mais frio, com marcas abaixo de zero em vários municípios gaúchos. Inclusive a semana pode ser a mais gelada de 2020.
Informações detalhadas por locais:
- Rio Uruguai na estação Passo São Borja: 9,02m (normal: ~2,5m; Cota de Alerta da CPRM: 8m): neste ponto e demais estações a montante já encontra-se em declínio.
- Rio Uruguai na estação Uruguaiana: 7,67m em elevação (Normal: ~3m; Cota de Alerta da CPRM 7,5). Também deve seguir em elevação em função da onda de cheia vinda de São Borja
- Rio das Antas na estação Linha José Júlio: 15,29m (Normal: ~2m) – Em elevação novamente em função das chuvas ocorridas nas últimas horas
- Rio Taquari na estação Muçum: 14,54m (Normal: ~2m) – Em elevação
- Rio Taquari na estação Estrela: 18,72m (Normal: ~12,5m) – Estável, porém deve entrar em elevação novamente em função das chuvas ocorridas nas últimas horas.
- Rio Caí na estação Barca do Cai: 9,85m (Normal ~2,0m) – Em elevação novamente em função das chuvas ocorridas nas últimas horas.
- Rio Caí na estação Montenegro: 5,86 m (Normal ~1,5m) – Em elevação novamente.
- Rio dos Sinos na estação Campo Bom: 7,02m (Normal ~2m) – Apensar das chuvas, segue em declínio neste ponto.
- Rio dos Sinos em São Leopoldo: 5,12m (Normal ~2m) – Estável nas últimas medições.
- Rio Gravataí na estação Passo das Canoas: 4,94m (Normal ~2m) – Praticamente estável nesta estação.
- Rio Ijuí na estação PCH RS-155 Jusante: 5,84 m (Normal: ~1,5m) – Em elevação em função das chuvas.
- Rio Ijuí estação UHE São José Montante: 6,72m (Normal: ~ 2m). No momento praticamente estável nesta estação.
- Guaíba na estação Caís Mauá: 2,29m (Normal: 1,2m) – Segue em declínio. Porém em função das altas vazões vindas do Região Hidrográfica do Guaíba o prognóstico do Guaíba requer muita cautela.
- Rio Jacuí na estação UHE Dona Francisca Jusante: 3,92m (Normal: 3m). Neste ponto o Jacuí está praticamente estável. Em demais pontos a jusante, como em Cachoeira do Sul, Eldorado do Sul e
- Triunfo o Rio Jacuí já apresenta um lento declínio.
- Rio Jacuí na estação Passo São Lourenço: 5,35m (norma: ~3,5m). Nesta estação localizada nas proximidades de Cachoeira do Sul, o Jacuí já se encontra em declínio.
Fonte: governo do Estado/Sema