O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), assinou, na tarde desta quinta-feira (9), o primeiro acordo de parceria público-privada de mobiliário urbano da gestão. Segundo a prefeitura, serão 168 relógios digitais de rua espalhados pela Capital - 108 a mais do que havia na cidade.
Além dos horários, os equipamentos também contarão com câmeras de segurança, conexão wi-fi gratuita, informações sobre radiação solar e painel com mensagens à população. A previsão é de que eles comecem a ser instalados até o mês de junho.
A concessionária vencedora da licitação é a norte americana Clear Channel, que apresentou um valor de R$ 81,7 milhões, 11 vezes maior que o mínimo definido pela prefeitura, que era de R$ 7 milhões. Do valor outorgado, 20% irá para os cofres públicos no próximo mês. Segundo a nota, o restante será pago ao longo do contrato, que terá duração de 20 anos, a partir do 25º mês de vigência. A partir da assinatura da ordem de início dos serviços, que também aconteceu nesta quinta, a empresa terá 150 dias para retirar as estruturas antigas e analisar os novos pontos onde serão instalados os novos relógios.