O fim de semana dos gaúchos foi mais um daqueles para fritar ovo no asfalto. A onda de calor extremo que persistiu durante toda a semana continuou castigando o Estado no sábado e no domingo, e, conforme prognósticos meteorológicos, seguirá até amanhã.
O Rio Grande do Sul teve temperatura máxima de 40,3 graus neste domingo (29), no município de São Gabriel, na Região das Missões, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Porto Alegre, as estações de medição do Inmet apontaram máxima de 38,3 graus. A sensação térmica, porém, com o abafamento e nem um ventinho sequer, foi bem maior.
A previsão de pancadas isoladas com trovoadas durante esta segunda-feira (30) - principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Estado - continua, apesar de isso não ter ocorrido nos dias anteriores. A previsão aponta temperatura máxima de 41 graus no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O calorão se mantém na terça-feira (31), último dia de 2019, com a máxima batendo nos 40 graus.
O alívio só chega na quarta-feira, dia 1 de janeiro de 2020. O Inmet indica temperatura máxima de 33 graus no primeiro dia do novo ano. Para a quinta-feira, a previsão é de que a máxima não ultrapasse os 32 graus no Estado.
Em Porto Alegre, a segunda-feira deve ser bastante parecida com o que foi o domingo: céu aberto, sol forte e muito calor. A máxima prevista é de 38 graus. Na terça-feira, pode ocorrer a tradicional chuva de verão no decorrer do dia, com os termômetros batendo nos 39 graus.
Os porto-alegrenses terão o refresco na quarta-feira, quando, junto com o prognóstico de pancadas de chuva, há a previsão de declínio na temperatura: máxima prevista de 32 graus. Na quinta-feira, o calor deve diminuir ainda mais, com a máxima ficando ao redor dos 28 graus.