As 138 bancas das feiras ecológicas da Redenção, como são chamadas a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), e a Feira Ecológica do Bom Fim, ambas na avenida José Bonifácio, no parque da Redenção, deixarão de distribuir sacolas plásticas a partir do dia 4 de janeiro de 2020.
A decisão foi tomada após os coletivos de agricultores que compõem as feiras identificarem dificuldades com o descarte dos resíduos gerados na comercialização. Cerca de 15 mil pessoas passam pelas feiras a cada sábado. Por ano, eram distribuídas cerca de dois milhões de embalagens plásticas.
As embalagens plásticas já haviam sido abolidas nos últimos sábados de cada mês desde fevereiro de 2019, pelo “sábado sem sacolas plásticas". Segundo nota da Fae, o resultado da inciativa foi positivo, e mesmo nos dias que há distribuição de sacola, “cerca de 70% dos consumidores” optam por levar suas bolsas retornáveis.
Além do fim do uso das sacolas plásticas, outras ações de redução de lixo estão sendo estudadas para aplicação, como a eliminação das embalagens e copos plásticos e melhor destinação do lixo não orgânico.