A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foi considerada a melhor entre as universidades federais do Brasil, segundo avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgada nesta quinta-feira (12). A avaliação corresponde ao ano de 2018. Este é o oitavo ano consecutivo em que a Ufrgs mantém a liderança no ranking.
Desde 2012, a Ufrgs é a universidade federal com o maior IGC-Contínuo na avaliação do MEC. Nas avaliações dos anos de 2012, 2013 e 2014, a universidade também liderou o ranking geral das universidades.
Na listagem geral, a Ufrgs ficou em segundo lugar, em ranking liderado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com ICG 4,39. Em terceiro está a Universidade Federal de Minas Gerais, seguida pela Universidade Federal de São Paulo e a Universidade Federal de Santa Catarina.
O ICG é resultado de uma média ponderada a partir dos conceitos da Capes para os cursos de pós-graduação stricto sensu e as notas contínuas do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) da graduação. O CPC avalia o desempenho dos estudantes, o valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, o corpo docente e as condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.
Entre os cursos de graduação da Ufrgs, o de Serviço Social obteve CPC faixa 5, classificação máxima. Entre os cursos de Design Visual oferecidos em todo o país, o da instituição gaúcha recebeu a maior nota, com 3,67 - conceito faixa 4.