Ao vivenciar discriminações e preconceitos, a bacharel em Direito e transexual Gabriela Augusto, 26 anos, percebeu que era hora de orientar empresas a terem ambientes diversos e inclusivos. A paulista escreveu um livro de bolso e bateu, inicialmente, na porta de empreendedores para conversar sobre temas como desigualdade, intolerância racial e a questão trans. Nessa jornada, o trabalho obteve reconhecimento por companhias maiores e a Transcendemos Consultoria foi oficialmente fundada em 2017.
No portfólio, figuram marcas grandes como Google, Maersk, Leo Burnett e SumUp, que procuraram Gabriela para a criação de projetos nas organizações.
Especialista em Design Thinking e pós-graduanda em Business Analytics e Big Data, ela é uma das palestrantes confirmadas para a Gramado Summit 2020, evento cuja quarta edição está marcada para os dias 5, 6 e 7 de agosto, na Serra Gaúcha. Veja, a seguir, trechos da conversa:
GeraçãoE - Por que empreender nesse nicho?
Gabriela Augusto - Quando desenvolvemos ações relacionadas à Diversidade e Inclusão, estamos gerando valor a um grande número de pessoas. Podemos pensar tanto no colaborador, que irá se beneficiar de um ambiente de trabalho mais acolhedor e inclusivo, quanto no cliente, que será atendido de forma mais respeitosa pelo colaborador mais satisfeito. Também podemos mencionar a empresa em si, que poderá ter uma melhor performance na forma de incremento nas vendas ou no desenvolvimento de um ambiente mais criativo e produtivo.
GE - Os empreendedores estão mais abertos a discutir essas pautas?
Gabriela - Existe um movimento global relacionado à promoção da Diversidade nas empresas. O mundo corporativo percebeu que investir em Diversidade traz bons frutos para todas as pessoas. Cada dia que passa, mais e mais estudos são publicados, convencendo um número cada vez maior de empreendedores a discutir essas pautas.
GE - Quais são os retornos possíveis ao investir em diversidade?
Gabriela - Além de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e menos desigual, podemos mencionar uma série de benefícios para a performance de empresas que investem em Diversidade e Inclusão, como melhora na atração e retenção de talentos, maior engajamento dos colaboradores, mais inovação, maior produtividade, melhor imagem da organização, entre outros.
GE - Quais são os gargalos e como avançar para promover um ambiente diverso?
Gabriela - Os principais desafios que as empresas têm enfrentado estão relacionados à contratação de pessoas que fazem parte de grupos minorizados. Frequentemente, a Transcendemos é solicitada para ajudar organizações a encontrar e incluir em seus processos seletivos mais pessoas LGBT e negras, por exemplo.
GE - Como a tua história de vida inspira outras pessoas?
Gabriela - Hoje, grande parte das pessoas busca por representatividade. Ter uma pessoa trans à frente de grandes processos de mudança pode ajudar a trazer mais confiança para outros indivíduos, que podem vir a somar na nossa busca por uma sociedade mais justa.