Com três anos de vida, o
Crismiolo Empório Gourmet, de Bento Gonçalves, se prepara para expandir através de franquias. Segundo os sócios Cristina Miolo, 29 anos, e Ariel Marangoni, 33 anos, a decisão torna o negócio a primeira rede de franquias de empório gourmet do Brasil.
A meta é chegar, em 2021, com seis lojas no Rio Grande do Sul (a primeira será inaugurada em Caxias do Sul) e Santa Catarina.
Os empreendedores abriram o espaço após uma análise e pesquisa de mercado em 2015. "No auge da crise, alimentação era um dos únicos ramos que crescia e havia esperança de ainda render bons negócios", explicam.
"O investimento inicial foi de R$ 290 mil, mesma quantia para abrir uma franquia Crismiolo hoje. O faturamento da unidade de Bento é de R$ 2 milhões por ano", relatam.
O estudo de franchising teve duração de dois anos na parte burocrática, em parceria com o consultor Gilmar Gianni, além de seis meses no desenvolvimento do plano comercial e de expansão com o ex-sócio da Croasonho, Luciano Bulla.
Cristina destaca, como receita para prosperar nos negócios, bom atendimento, mix de produtos, qualidade e ambiente pensado no bem-estar da clientela. "Nossa missão é vender uma experiência que leve produtos gourmet à mesa, sem cobrar mais por isso. Temos o que todo supermercado oferece, mas aqui tudo é diferenciado. Nosso presunto, por exemplo, é fatiado na hora e embalado em papel termo sensível. Assim, acaba durando muito mais", observa.
A Crismiolo oferece, ainda, food service com atendimento a mais de 70 restaurantes na região com fornecimento de temperos, conservas, grãos e queijos. Os custos da franquia variam de acordo com a cidade do candidato e o tamanho da loja, que pode ter a partir de 60m², com retorno previsto de 18 a 36 meses.