Desde 2015 no mercado gaúcho, a
4beer – Cerveja & Cultura investe, agora, no modelo de franquias, o que mostra que o interesse pela produção artesanal segue em alta. E a primeira unidade, um conteiner, está em fase de abertura na avenida Wenceslau Escobar, nº 2.075, no bairro Tristeza, em Porto Alegre - onde antes funcionava a extensão de uma revenda de carros.
O encontro dos donos da cervejaria Diefen - os irmãos Rafael e Daniel Diefentähler - com os amigos Caio de Santi e Cristiano Santos foi o início de tudo. Cristiano e Caio, sócios num escritório de arquitetura, também eram amantes da bebida. A cerveja que criaram, a Polvo Loco, chegou a vencer o Concurso Nacional das Acervas como melhor stout. O quarteto, então, quis montar um local para comercialização das marcas. O bairro São Geraldo foi o escolhido para sediar o primeiro empreendimento. Ali, 34 torneiras de chope saem direto da câmara fria da cervejaria.
“Desde que abrimos, só apresentamos crescimento”, expõe Cristiano. O segredo do sucesso, segundo os sócios, está na simplificação de processos sem perda de qualidade, local de venda direta ao consumidor e um ambiente descontraído. “Na 4beer ninguém se sente desconfortável pela roupa. Isso parece bobo, mas é um grande diferencial”, explica Caio.
Entendendo ser o momento de alcançar novas perspectivas, os sócios investiram na capacitação do modelo de franchising disponibilizado pelo Sebrae. Rafael comenta que a profissionalização será uma vantagem da decisão, já que muitos empreendedores do ramo não têm visão ampla para negócios ou entram simplesmente por gostarem de consumir o produto. “Aprendemos a entregar para o nosso franqueado uma intersecção das duas visões”, coloca.
O conteiner da Wenceslau contará com cardápio de hambúrgueres, pratos e petiscos. Haverá promoções especiais em dias de jogos da dupla Gre-Nal e música ao vivo em eventos.