O Grêmio conseguiu a tão desejada vitória no Mato Grosso. Na noite desta quarta-feira (18), o Tricolor não fez uma grande atuação, mas foi suficiente para vencer a fraca equipe do Cuiabá por 1 a 0, em jogo adiado da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo, apenas o terceiro na competição, não tira a equipe da vice-lanterna, agora, com 13 pontos, mas diminui a distância para o próprio Cuiabá, primeiro fora da zona de rebaixamento, com 17.
Antes da bola rola na Arena Pantanal, a escalação tricolor surpreendeu com a entrada de Rafinha na lateral-esquerda. Já no meio-campo, as novidades foram o paraguaio Mathias Villasanti, estreante da noite, e o capitão Maicon, na vaga de Jean Pyerre. E foi dos pés do camisa 8 que surgiu o lance que acabou no pênalti convertido por Borja.
Aos 18 minutos, Alisson invadiu a área em velocidade e João Lucas chegou junto e o meia-atacante tricolor caiu na área pedindo pênalti. Mas o árbitro mandou o jogo seguir. Só que dois minutos depois, quando a bola parou, o VAR chamou o juiz. Após alguns minutos de análise, a penalidade foi marcada. Borja pegou a bola e abriu o marcador, seis minutos depois da falta cometida.
Claramente, a presença de Maicon em campo é um diferencial técnico a favor do Grêmio. Porém, aos 28 minutos, o capitão desabou em campo, não suportando as dores na virilha, que já havia incomodado minutos antes. O jogador foi retirado na maca, chorando copiosamente após perder mais uma vez para o seu corpo.
O Cuiabá até ensaiou algumas jogadas, mas faltou qualidade no arremate final, tanto com Jenison ou com Pepê. Já o Grêmio quase ampliou com Borja, aos 38, mas Walter salvou a cabeçada do colombiano.
Os times voltaram com mudanças para a etapa final Lucas Silva, que havia entrado na vaga de Maicon, também sentiu alguma lesão e saiu para o ingresso de Jean Pyerre. No Cuiabá, Jonathan Cafu e Cabrera substituíram Danilo Gomes e Gava. Os donos da casa voltaram mais agressivos e quase marcaram em dois lances seguidos. No primeiro, Chapecó saiu nos pés de João Lucas, salvando o Tricolor. Na sequência, Clayson, sozinho no meio da área, chutou para fora.
Melhor e mais perigoso, aos oito minutos, Clayson chutou forte, da intermediária, forçando Chapecó a fazer uma grande defesa. O segundo tempo gremista foi apenas para se defender, apostando em algum contra-ataque, o que não aconteceu. Já o time mato-grossense quase empatou aos 43 com Clayson, mas a trave salvou os gaúchos.
Cuiabá 0 Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Auremir (Uillian Correia), Danilo Gomes (Jonathan Cafu), Rafael Gava (Cabrera), Pepê (Osman) e Clayson; Jenison (Elton). Técnico: Jorginho.
Grêmio 1 Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha; Thiago Santos, Villasanti, Maicon (Lucas Silva (Jean Pyerre)), Douglas Costa (Léo Pereira) e Alisson (Luiz Fernando); Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Árbitro: Léo Simão Holanda (CE).