{{channel}}
TAP retoma voo Porto Alegre-Lisboa com alta ocupação e brinde de espumante
Companhia portuguesa reativa voos diretos após mais de dois anos de suspensão
Um clima de festa dominou a saída nesse sábado (2) do voo direto de Porto Alegre para Lisboa pela portuguesa TAP Air no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Passageiros que formaram fila para acessar a aeronave, no embarque internacional, foram recepcionados com taças de plástico com espumante, enquanto o comando da companhia brindava a retomada da ligação sem escalas com ocupação acima de 85%, disse a CEO da aérea, a francesa Christine Ourmières-Widener.
Christine veio na aeronave que aterrissou pouco depois das 17h30min de sábado na pista do aeródromo gaúcho, informou que ainda não há definição de quando a companhia ofertará frequência diária, mas acenou com entusiasmo sobre a possibilidade ainda este ano diante da alta procura.
O Airbus A330-200 faz o transporte, com capacidade para 268 passageiros. O voo ficou suspenso por pouco mais de dois anos devido à pandemia de Covid-19. Agora as viagens ocorrem três vezes na semana. Duas viagens já haviam ocorrido na quarta-feira e quinta-feira passadas.
A partir desta semana, a frequência será três vezes na semana, com voos terça, quintas e sextas. A decolagem da Capital gaúcha é às 19h05min, com aterrissagem às 8h15min no dia seguinte, no horário de Lisboa. Já a viagem da Europa sai às 10h15min, chegando às 17h35min no Salgado Filho.
Com a reativação da ligação gaúcha, a TAP passa ter voos em 11 capitais do Brasil.
"O País reafirma-se cada vez mais como um mercado prioritário para a TAP Air Portugal", destacou a CEO. "Nosso primeiro objetivo foi recuperar os destinos que tínhamos antes da pandemia. Com a retomada de Porto Alegre, estamos de volta em todas as cidades em que tínhamos voos antes da pandemia", comparou a executiva.
Hoje os voos diretos para o país europeu ocorrem ainda a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Recife e Salvador. Os destinos podem ser Lisboa ou Porto. São 13 rotas. A companhia informa que vai operar 73 voos por semana entre o Brasil e Portugal nono verão europeu, que vai de meados de junho a meados de setembro.
A CEO desembarcou com diretores das áreas comercial e distribuição e para a América do Sul e Brasil para reuniões na Capital, segundo nota da TAP.
"O mercado de Porto Alegre é um dos mais promissores para a TAP. Estamos muito entusiasmados", definiu a executiva, que acenou para maior frequência de voos no verão europeu, se houver boa resposta do mercado brasileiro. Outra perspectiva é de aumento de transporte de cargas.
A companhia espera a liberação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de mais duas aeronaves da TAP Cargo para atuar no Brasil, e Christine considera que, se houver demanda para o Rio Grande do Sul, poderá estendera operação para a Capital. A decisão não é condicionada à homologação da nova extensão da pista.
A CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, lembrou que a volta dos voos é mais um passo na reativação do tráfego internacional. Além da TAP, outras duas companhias fazem viagens diretas do aeroporto da Capital ao exterior, a Copa Airlines, que voa para a América Central e Estados Unidos, e a Azul, para o Uruguai. A Aerolineas Argentinas retoma a ligação da Capital para Buenos Aires nesta segunda-feira (4).
"Esperamos que em breve a TAP possa passar da frequência de três vezes na semana para diária", torce Andreea. "Temos potencial para isso e vamos ver qual será a próxima a rota que podemos reconquistar."
Segundo a CEO da concessionária, a possibilidade de operações de novas companhias internacionais terá de esperar uma recuperação das rotas em outras regiões do mundo, que foram reduzidas em função da crise sanitária.
"Elas (empresas) retomam as ligações com mais demanda, e Porto Alegre fica um pouco no meio da fila", observou Andreea. "Temos de esperar um pouco mais." O fluxo aéreo internacional está muito longe do que se registrava pré-pandemia. Janeiro e fevereiro de 2020 somaram mais de 90 mil passageiros no fluxo externo. Nos dois primeiros meses deste ano, foram pouco mais de 25 mil pessoas transportadas. A retomada de voos, foi em dezembro passado, com a Copa Airlines.
Passageiros estavam ansiosos pela volta da ligação direta
Brinde com espumante, ponto final na ansiedade pela volta da ligação direta e começo de viagem. Foi assim para os passageiros que encararam as longas filas para acessar a aeronave da TAP no embarque internacional do Aeroporto Salgado Filho. Um grupo de aposentados bem animado fez questão de brindar, para abrir a temporada de três meses na Itália.
Carlinho Rizzatti, Mara da Cas e o marido Vergílio da Cas Neto, Neide Lazzarotto Loch, Luiza Lazzarotto de Almeida e Aneli Lazzarotto da Costa vão fazer curso de idioma. Rizzatti diz que o grupo espera a reativação do voo para marcar a viagem. "É melhor porque a gente tem um descanso na metade do caminho, não somo mais jovenzinhos", descontraiu o coordenador do grupo. Depois de Lisboa, eles embarcam para o destino. "Estávamos com saudades", disse Luiza.
O casal Patricia Soardi e Régis Rodrigues, que mora em Eldorado do Sul, esperou três anos para sair da Capital para ver a filha que reside na Inglaterra. "Este voo é mais rápido, por isso esperamos, é mais confortável, não tem troca", explicou Patricia.
Já Margareth Fernandes se despediu de Porto Alegre depois de passar três meses com familiares no Estado. Margareth, que é funcionária pública aposentada em Lisboa, diz que o voo é muito melhor.