{{channel}}
Azul confirma nova data para retomar voos no Aeroporto de Passo Fundo
Aérea já está vendendo passagens para 25 de abril entre Passo Fundo e Campinas
Mesmo sem a confirmação de quando o Aeroporto de Passo Fundo estará aberto, a Azul decidiu anunciar uma nova data de retomada dos voos diretos do terminal Lauro Kortz, fechado há 14 meses, para Campinas, seu principal hub de operação. Será 25 de abril, em vez de 11, que era o plano inicial.
Já a concorrente Gol comunicou nesta sexta-feira (11) o adiamento da reativação dos voos de 4 de abril para somente em 17 de junho.
"Uma vez que o aeroporto ainda não está pronto para receber as operações da companhia. A Gol mantém o interesse de retomar assim que possível à cidade, e a data atualmente planejada para o retorno é 17/junho/2022", informa a empresa.
A demora para a reabertura está ligada ao cumprimento de exigências técnicas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como o cercamento da área aeroportuária, além de homologação das condições técnicas da pista de pousos e decolagens que passou por obras e tem novos instrumentos. como as luzes de orientação na navegação.
O Departamento Aeroportuária (DAP) do Estado, ligado à Secretaria de Transportes, informou, em nota, que está sendo providenciada a proteção, com uma cerca provisória. Uma empresa será contratada para fazer a obra. O material para a cerca está sendo comprado.
"O DAP não estimou data, mas afirma que é no menor tempo possível, em poucos dias", diz a pasta, em nota.
A Azul, que já havia adiado o retorno uma vez, já está vendendo passagens para 25 de abril, quando é prevista a volta dos voos diários e diretos entre o Lauro Kortz e o Aeroporto de Viracopos, com jatos Embraer 195-E1, com 118 assentos. A passagem, em consulta ao site nesta sexta, custa R$ 432,23 entre a cidade gaúcha e Viracopos.
O voo AD4856 partirá de Campinas às 12h40min com chegada prevista em Passo Fundo às 14h15min. O retorno será às 15h, chegando às 16h25min em Campinas.
Em julho, a empresa diz que ofertará um segundo voo diário e, em setembro, uma nova opção de horário. Com isso, mantém a meta de operar três voos diários entre Passo Fundo e Campinas até dezembro.
Mesmo que faça o cercamento, a certificação das luzes de aproximação (Papi) terá de ser feita para o pouso de jatos. O DAP chegou a pedir a reabertura à Anac, em fevereiro para fim de março, mas para aviões menores.