{{channel}}
Primeiro voo direto de Uruguaiana a Guarulhos decola em 26 de abril
Depois virão voos ligando Santo Ângelo e Santa Maria ao aeroporto paulista
A segunda ligação de aeroporto do interior gaúcho com Guarulhos a ser ativada em 2022 estreia em 26 de abril. A data foi anunciada pela Gol nesta sexta-feira (18). Em nota, a companhia aérea informou que o voo sai início da tarde de Guarulhos, que é o maior hub das conexões domésticas da aérea, para a cidade gaúcha. Do Aeroporto Rubem Berta, o voo decola no fim do dia para o hub.
Reportagem da série Plano de Voo mostrou impactos da expansão da aviação dentro do Estado que a companhia Azul vem fazendo desde 2020 e foi intensificada em 2021.
A frequência será de três vezes na semana, às terças e quintas e aos sábado, segundo a aérea. Aeronaves turbo-hélice ATR 72, com 68 assentos, vão fazer o trecho. O ATR é um avião vocacionado para a malha regional. A Gol, que fará a venda dos bilhetes, fez parceria com a Voepass para voar a conexão.
A venda de passagens para a rota Uruguaiana (URG)-Guarulhos (GRU) já começou. O tíquete mais barato por trecho está abaixo de R$ 400,00. A oferta prevê saída de Guarulhos às 14h30min com chegada às 17h50min, com voo de três horas e 20 minutos. De Uruguaiana, o avião decola às 18h20min e desembarca às 21h25min em Guarulhos, com duração de três horas e cinco minutos.
A Gol informou que passageiros vão computar milhas no programa de relacionamento Smiles.
“Uruguaiana é um importante passo para incrementar a expansão regional em um estado que, hoje, já é um dos mais bem servidos pela companhia”, disse, por nota, Bruno Balan, gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da Gol.
"É uma parceria que já deu certo. Já temos em operação o voo Guarulhos-Pelotas e outras virão”, cita o presidente da Frente Parlamentar da Aviação da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes. O parlamentar tem um motivo extra para comemorar. Antunes é de Uruguaiana.
Pelotas foi a primeira conexão direta da nova leva para fora do Estado ofertada pela Gol desde 17 de janeiro. Também serão operadas ligações diretas de Santo Ângelo, em julho, e Santa Maria, em outubro, para Guarulhos.
A ampliação da malha foi oficializada em novembro do ano passado pela companhia em ato no Palácio Piratini. A oferta segue expansão do transporte a partir de redução do ICMS do querosene de aviação. Quanto mais voos e assentos em ligações regionais maior o abatimento.
Pelotas tem hoje quatro frequências semanais a Guarulhos, trecho feito com jato Boeing 737-700, com 138 lugares. Santo Ângelo também será servido pelo mesmo tamanho de jato, a partir de 4 de julho. Santa Maria será com ATR, pela parceria com a Voepass, a partir de 26 de outubro.
A companhia voava para fora do Estado apenas a partir do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, e Caxias do Sul até o fim de 2021. A ligação de Passo Fundo está suspensa devido ao fechamento da pista de pousos e decolagens há 13 meses.
A restrição no Aeroporto Lauro Kortz foi prorrogada até fim de março pelo Departamento Aeroportuário do Estado (DAP). A reabertura depende da homologação do equipamento devido a alterações feitas na pavimentação e à instalação de novos aparelhos de navegação. O processo tramita no Cindacta II e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Azul tem voos de Caxias do Sul para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, seu hub nacional, além de Porto Alegre para diversos destinos. Em parte do verão, a aérea chegou a fazer a ligação de Pelotas, Uruguaiana, Santa Maria e Santo Ângelo para Florianópolis com aeronaves ATR 72.
No fluxo normal do ano, estas quatro cidades têm voos para Porto Alegre, além de outras oito atendidas com aviões monomotores de nove assentos.
Na aviação internacional, rotas que estavam suspensas desde o começo da pandemia voltam. Em 30 de março, a TAP Air retoma voos diretos de Porto Alegre a Lisboa. Em 4 de abril, a Aerolíneas Argentinas reativa a ligação da Capital gaúcha com Buenos Aires.
Outra novidade em 2022 é que três aeroportos gaúchos passaram ao setor privado. Bagé, Pelotas e Uruguaiana são concessão da CCR Aeroportos.