Mesmo com a economia ainda em processo lento de recuperação, a 28ª edição da Mercopar - Feira de Inovação Industrial, que tem início nesta terça-feira (1), em Caxias do Sul, deve injetar expectativas mais otimistas no empresariado, especialmente para 2020. A feira, organizada em parceria pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), tem 315 expositores, alta de 63% sobre a edição passada, que ocuparão 15,5 mil metros quadrados.
A projeção é de receber 13 mil visitantes na edição deste ano, que ocorre até a próxima quinta-feira (3), com um público formado por técnicos, gerentes, diretores e tomadores de decisão. Também são esperadas 38 missões empresariais, 65% superior a 2018. O volume de negócios na edição do ano passado somou R$ 54,4 milhões. A abertura oficial está marcada para às 13h30min desta terça-feira. Pela manhã acontecem as programações paralelas, direcionadas à qualificação, informação e geração de negócios, como o Encadear Summitt'2019, o lançamento do projeto Cidade Empreendedora e o III Seminário Brasil Mais Simples.
Notícias sobre economia são importantes para você?
O Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva será um espaço de oportunidades de negócios, novidades e inovação para os setores metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais, serviços industriais, borracha, energia e meio ambiente, plásticos, Tecnologia da Informação (TI) e startups. Marcas da Alemanha estarão dentre as expositoras.
A Mercopar 2019 já tem uma marca representativa, mesmo antes de iniciar. A feira comportará a maior Rodada de Negócios já realizada pelo Sebrae RS. De todas as ações deste modelo de efetivação de negócios, a Mercopar contará com 79 compradores e 334 vendedores. "Tínhamos expectativa de crescimento, mas percebemos que o otimismo dos empresários em relação à feira deste ano se deu muito em função da parceria com a Fiergs, numa reformulação da Mercopar, agora focada em inovação e conhecimento, associada à geração de negócios", ressalta Fábio Krieger, gerente de Indústria do Sebrae RS.
Responsável pelas rodadas, Jackson da Luz observa que estão confirmados compradores como Argos Guindastes, Arcelormittal, Bomag, Borrachas Vipal, Bruning Tecnometal, Buschle & Lepper, Caloi, Celulose Irani, Ferramentas Gedore, Gerdau, InterCement, Jumil, Kepler Weber, Klabin, Kuhn do Brasil, Marchesan Tatu, Metso Brasil, Trapp, Schulz Compressores, Sew-Eurodrive Brasil, Sumig, Thyssenkrupp, Trutzschler e Yara Brasil Fertilizantes.
A Mercopar oferece a estrutura necessária para as reuniões e as empresas vendedoras precisam ter disponíveis todas as informações a serem apresentadas, como tabela de preços, capacidade de produção, prazos e material de divulgação. O projeto ocorrerá nos dois primeiros dias da feira, das 13 às 19h. O horário de funcionamento da feira será das 13h às 20h.