Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 01 de Outubro de 2018 às 23:16

Mercopar deve realizar 1,5 mil rodadas de negócios

Reuniões aproximam pequenas e grandes empresas

Reuniões aproximam pequenas e grandes empresas

/MERCOPAR/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
Em um momento em que a indústria gaúcha registra altas em sua produção pelo terceiro mês consecutivo, a feira de subcontratação e inovação industrial Mercopar tem início hoje em Caxias do Sul, no Parque da Festa da Uva. Nesta edição, o evento acontece das 13h às 20h, com antecedência de início e termino de uma hora no horário tradicional devido à solicitação dos expositores.
Em um momento em que a indústria gaúcha registra altas em sua produção pelo terceiro mês consecutivo, a feira de subcontratação e inovação industrial Mercopar tem início hoje em Caxias do Sul, no Parque da Festa da Uva. Nesta edição, o evento acontece das 13h às 20h, com antecedência de início e termino de uma hora no horário tradicional devido à solicitação dos expositores.
Um dos momentos mais esperados pelos participantes da feira são as rodadas de negócios. De acordo com a coordenadora da Mercopar junto ao Sebrae-RS, Sheila Wainer, estão confirmadas na edição deste ano 55 empresas compradoras com 61 representantes, além de 215 vendedores. "Esperemos realizar 1,5 mil reuniões de negócio durante a feira", salienta, sem arriscar montante a ser movimentado a partir dos encontros ou no total da feira.
A partir do Projeto Comprador, realizado desde a primeira edição da Mercopar, cerca de 100 micro e pequenas empresas inscritas poderão negociar com 11 grandes e médias compradoras. No ano passado, somente o projeto foi responsável por movimentar cerca de R$ 15 milhões. Como as reuniões são com tempo estabelecido de 15 minutos, é fundamental que os representantes das empresas tenham conhecimento completo sobre as informações a serem apresentadas aos compradores, inclusive tabela de preços, capacidade de produção e prazos, ressalta Sheila. A Florestal Alimentos, de Lajeado, e a White Metal, de Sumaré (SP), são algumas das confirmadas.
Fora do projeto comprador, os 193 expositores em estantes também tem a oportunidade de divulgar seus produtos para o público. Participante da feira desde 2014, a Viso atua na área de gestão à vista a empresa estará na Mercopar mostrando seu mix, que possibilita o controle de informações e itens. Estarão disponíveis desde placas de sinalização até complexos quadros de gerenciamento para áreas de produção, vendas, entre outros. A Resistec Indústria de Resistências e Sensores, com sede em Caxias do Sul, participa da Mercopar há 14 anos e está no mercado há 27 anos. A empresa é especializada em resistências elétricas, sensores de temperatura e quadros de comando para utilização industrial.

Workshop discute a competitividade a partir da automação nas fábricas

A Mercopar conta com espaço destinado a palestras diárias e workshops sobre variados temas, com destaque para a atualização tecnológica, aberta às empresas expositoras, sem custos.
Um dos eventos é o workshop "Aumentando a competitividade de fábricas com automação e robótica", que ocorre hoje, das 15h às 16h, e amanhã, das 14h30min às 15h30min. A palestra abordará como a robotização de processos está aumentado a produtividade, reduzindo custos e melhorando a qualidade da operação. Os palestrantes serão Lucas Mendes e Marcelo Pinto, da Mectrol, sediada em São Paulo e com várias filiais no País.

Edital de Inovação será apresentado em Caxias do Sul

Em razão da atmosfera propícia, que junta diversos setores da indústria, a Mercopar abrirá espaço amanhã para a apresentação do Edital de Inovação para a Indústria, por meio de participação na oficina de elaboração de projetos. Ali, empresários poderão construir suas propostas com orientação da equipe técnica do Sebrae-RS e Senai-RS, das 15h às 19h, junto ao Salão de Inovação - Espaço Conecta.
Uma das categorias possíveis, que deve atrair a atenção dos presentes na feira, é a de Inovação Tecnológica para MPEs, MEIs e Startups de Base Tecnológica. Os proponentes podem inscrever projetos a serem realizados em, no máximo, 24 meses, com custo de financiamento de até R$ 400 mil.

Salão aborda desafios tecnológicos para o setor

Durante os três dias da Mercopar, o Salão da Inovação estará em destaque e irá explorar quatro grandes temas: encadeamento tecnológico entre pequenas e grandes empresas; disseminação de ferramentas em manufatura avançada (Indústria 4.0) para os pequenos negócios; promoção de conexões com startups que desenvolvam soluções para a indústria; e potencialização do acesso a recursos para investimento em inovação pelas micro e pequenas empresas (MPEs).
Hoje, ocorre a finalização dos desafios tecnológicos em parceria com a Celulose Irani S.A., bem como o Campus Day Empreendedorismo. Serão oito horas de conteúdos selecionados por curadores da Campus Party Brasil juntamente com a equipe do Sebrae, incluindo conferências e painéis, abordando as principais tendências do universo das startups e empreendedorismo digital, levando ao público-alvo temáticas atuais e relevantes sobre esses mercados proporcionando networking, troca de ideias e compartilhamento de experiência. Amanhã ocorre o Sebrae Like a Boss, com 20 startups participantes; o matchmaking: conexões tecnológicas entre pequenas e grandes empresas, para desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas para as grandes empresas.

Notícias relacionadas