É consenso entre especialistas em finanças pessoais: a pandemia impôs uma ordem. As pessoas precisam mais do que nunca buscar estratégias para organizar as despesas e pensar o futuro. Isso vale para quem não teve a renda afetada e para quem teve.
Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), um projeto que surgiu em meio à pandemia quer ajudar as pessoas a adotar ferramentas para fazer a gestão das finanças pessoais. O título da iniciativa é bem sugestivo: Educação financeira em tempos de Covid-19.
Uma plataforma foi criada com conteúdo bem didático e que atende a diversos fronts: pesquisa para avaliar como cada um está agindo neste período, planilhas para listar gastos e receitas, dicas de como aprender a gerir as contas e até consultoria para quem está disposto a levar em frente mudanças.
A equipe do projeto ligado à Faculdade de Ciências Econômicas da Ufrgs, com professores como Wendy Carraro e estudantes, dá apoio a quem busca orientação.
VÍDEO: Wendy conversou com o #Fin sobre as práticas de educação financeira:
As ferramentas e os conteúdos da ação estão em um site montado para levar as informações às pessoas. O aceso é pelo link https://padlet.com/wendy_carraro/edufinanceiracovid.
As ações integram o projeto de extensão Educação Financeira para Todos e para Toda Vida, que já reúne diferentes frentes de atividades e conhecimento para crianças a adultos. Em 2019, o #Fin acompanhou etapas da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (Obef), que teve etapas no Estado, organizadas pelo grupo da Ufrgs.