A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou na tarde desta sexta-feira (2) que está realizando a conferência dos imunizantes contra a Covid-19 que podem ter sido administrados fora do prazo de validade, após reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo revelar que pelo menos 26 mil doses de vacinas vencidas da AstraZeneca foram aplicadas em postos de saúde de todo o País.
A SES destaca ainda que aguarda manifestação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e tranquiliza a população. "Esclarecemos que caso sejam identificadas doses aplicadas com qualquer insegurança em relação à sua eficácia - quer seja pelo prazo de validade ou pela conservação, há planos de contingência e segurança previstos. Em relação ao prazo de validade das vacinas, o tempo foi estabelecido num momento em que não existia conhecimento científico para prazos mais longos e esses dados estão sendo constantemente atualizados, a exemplo do que aconteceu com a vacina da Janssen", esclarece, por meio de nota oficial.
O comunicado aponta ainda que, segundo relatos da Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco se dá em relação à diminuição do efeito protetor da vacina e não quanto à possibilidade de evento adverso causado pelo prazo de validade expirado.
Pela matéria divulgada, cerca de 804 doses da vacina AstraZeneca foram aplicadas no Rio Grande do Sul, com o maior registro ocorrendo na cidade de Santo Ângelo, que teria administrado 260 doses. O levantamento diz ainda que 86 doses teriam sido aplicadas na Capital. Segundo a Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Núcleo de Imunizações também está acompanhando o caso e, caso haja confirmação do fato, haverá busca ativa das pessoas que receberam as doses vencidas e nova vacinação.
"Os registros do lote 4120Z005 no Sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) estão sendo averiguados. Se descartados problemas de registro de informações no SI-PNI, confirmando aplicação fora do prazo devido, haverá monitoramento de cada uma das pessoas, com busca ativa. Os nomes serão informados em lista pelo NIZS/DVS/SMS para cada serviço vacinador, para que as pessoas sejam informadas. Nesse caso, de acordo com o Plano Nacional de Vacinação Covid, as pessoas serão revacinadas".