Depois da expectativa frustrada de que o primeiro lote da vacina da Pfizer/Biontech chegaria em voo na manhã desta segunda-feira (3), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que a remessa deve desembarcar por volta das 20h desta segunda no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
A carga será trazida pela Latam, na aeronave do voo LA-4675, e a A Polícia Federal já está de prontidão no aeroporto para a chegada. Serão apenas 32.760 doses, que serão encaminhadas aos postos de saúde da Capital, para avanço da imunização do grupo das comorbidades.
Carga de 1 milhão de doses chegou dia 29 abril ao Brasil.
No sábado (1º), o menor volume da Coronavac, com 22,8 mil doses, chegou ao Estado. A
variedade já esgotou na rede, e a demanda que será atendida é de segunda dose. A SES está armazenando até ter quantidade maior para distribuir. A aguardada remessa terá 31.780 doses, suficiente para cobrir 97% do público que recebeu a primeira aplicação em 20 de março, e a previsão é liberá-la nesta terça-feira (4) aos municípios.
Na tarde desta segunda, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes do Estado e dos municípios, definiu como se dará a destinação dos novos lotes de vacinas. Os imunizantes da Astrazeneca serão encaminhados à ampliação do atendimento ao grupo com comorbidades, as vacinas Coronavac serão totalmente utilizadas para completar a segunda dose dos gaúchos que fizeram a primeira aplicação há 28 dias ou mais - e serão distribuídas nesta terça-feira (4) às regiões -, e as doses do laboratório Pfizer, serão endereçadas à imunização de moradores de Porto Alegre.
Segundo o governo do Estado, o RS já recebeu doses suficientes para a primeira aplicação em 661.659 pessoas com comorbidades. As doses da Astrazeneca serão aplicadas na primeira dose do grupo das comorbidades da fase 2, que inclui gestantes e puérperas maiores de 18 anos, independentemente de condições pré-existentes; pessoas com comorbidades de 40 a 53 anos; e pessoas de 40 a 54 anos com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).